Defasagem entre idade e série é alta nas escolas da rede pública, aponta Inep

Inep

Publicado em 20/07/2018 - 15:17 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A distorção entre a idade e a série escolar é quatro vezes maior nos colégios públicos do que nos privados. Os dados são do Censo Escolar de 2017, realizado pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anisio Teixeira.

 

18% dos alunos brasileiros do ensino findamental estão dois ou mais anos de idade acima do recomendado para a série. Na rede pública, a porcentagem é de 20%, já nas escolas privadas, essa distorção é de 5% do total de alunos.

 

No Ensino Médio os números são ainda piores. 28% dos estudantes estão dois ou mais anos acima da idade recomendada para a série. Sendo 31% na rede pública e 7% na privada. Os dados de 2017 variam pouco em relação ao ano anterior.

 

Essa realidade está presente em uma escola pública na região central de Brasília, que recebe muitos alunos de áreas mais periféricas da capital.

 

A professora da Rede Pública do Distrito Federal, Virgínia Mello, acredita que a realidade socio-ecônomica das crianças dificulta o aprendizado. A professora observa que essa realidade leva ao abandono do ensino.

 

 Os dados da distorção entre a idade e série escolar são ainda piores no meio rural. 27% dos alunos do ensino fundamental que estudam em zonas ruais estão dois ou mais anos acima da série recomendada e 39% no caso do ensino médio.

Últimas notícias
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Demógrafa aponta fatores de alta da população indígena em 30 anos

A Radioagência Nacional lança  neste abril indígena, celebrando os 20 anos do Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília até o dia 26, o especial Tempo Circular: intelectuais indígenas, uma série de quatro entrevistas com intelectuais e lideranças indígenas.que a

Baixar arquivo
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo