A distorção entre a idade e a série escolar é quatro vezes maior nos colégios públicos do que nos privados. Os dados são do Censo Escolar de 2017, realizado pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anisio Teixeira.
18% dos alunos brasileiros do ensino findamental estão dois ou mais anos de idade acima do recomendado para a série. Na rede pública, a porcentagem é de 20%, já nas escolas privadas, essa distorção é de 5% do total de alunos.
No Ensino Médio os números são ainda piores. 28% dos estudantes estão dois ou mais anos acima da idade recomendada para a série. Sendo 31% na rede pública e 7% na privada. Os dados de 2017 variam pouco em relação ao ano anterior.
Essa realidade está presente em uma escola pública na região central de Brasília, que recebe muitos alunos de áreas mais periféricas da capital.
A professora da Rede Pública do Distrito Federal, Virgínia Mello, acredita que a realidade socio-ecônomica das crianças dificulta o aprendizado. A professora observa que essa realidade leva ao abandono do ensino.
Os dados da distorção entre a idade e série escolar são ainda piores no meio rural. 27% dos alunos do ensino fundamental que estudam em zonas ruais estão dois ou mais anos acima da série recomendada e 39% no caso do ensino médio.