Metas da educação podem não ser alcançadas até 2024, alerta TCU

TCU

Publicado em 15/10/2018 - 16:27 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Das 20 metas do Plano Nacional de Educação, apenas duas têm grande probabilidade de serem alcançadas até 2024, segundo o TCU, o Tribunal de Contas da União.

 

Outras seis metas podem ser atendidas parcialmente e 9 das 20 metas correm o risco de não serem implementadas, nem parcialmente.

 

Ainda segundo o TCU, duas das metas não têm informações suficientes para saber se poderão ser alcançadas.

 

As metas com mais probabilidades de serem efetivadas são a que determina educação em tempo integral em 50% das escolas e incluindo 25% dos alunos do ensino básico; e a que institui a ampliação do número de mestres e doutores no ensino superior para 75% do total de docentes, sendo 30% de doutores.

 

Segundo o TCU, são objetivos próximos da realidade de 2014, quando o Plano Nacional de Educação entrou em vigor.

 

Entras as metas que não devem ser alcançadas estão a que determina a alfabetização de todas as crianças até o terceiro ano do ensino fundamental; e a de oferecer 25% das matrículas para jovens e adultos de forma integrada à educação profissional.

 

A meta de ampliar o investimento em educação pública até 7% do PIB, em 2019, e 10% do PIB, até 2024, também pode não ser alcançada.

 

O ministro do TCU, relator do processo, Walton Alencar Rodrigues, encaminhou recomendações aos ministérios da Educação e do Planejamento, e também à Câmara dos Deputados e ao Senado para que tomem providências a fim de que as metas do Plano Nacional de Educação sejam alcançadas.

 

Entre as recomendações, o TCU pede que o MEC envie relatórios com as possibilidades de cumprir as metas do plano até 2024.

 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo