Livros didáticos têm papel fundamental na valorização do papel do negro na sociedade, diz educadora

Consciência Negra

Publicado em 24/11/2019 - 12:03 Por Jaqueline Pontevedra, da Rádio Cultura de Brasília - Brasília

Durante toda educação básica, uma das responsabilidades dos educadores é criar condições para que os estudantes aprendam a respeitar as diferentes etnias. Por exemplo, para que as crianças aprendam a valorizar o negro, é preciso, desde cedo, trabalhar a questão étnico-racial de forma rotineira e não apenas em datas comemorativas.

 

E para que isso aconteça uma das possibilidades é inserir a leitura de livros que apresentem personagens negras desempenhando diversos papéis sociais, pois durante muitos anos, as representações dos negros nos livros didáticos, ocorreu de forma limitada, como destaca a educadora da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Luciene Costa e Silva.

 

Acompanhe no áudio a íntegra na reportagem de Jaqueline Pontevedra, da Rádio Cultura.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo