Em avaliação internacional, 2% dos alunos brasileiros têm nota máxima

Pisa 2018

Publicado em 03/12/2019 - 09:28 Por Mariana Tokárnia - Brasília

Apenas dois a cada 100 estudantes brasileiros atingiram os melhores desempenhos em pelo menos uma das disciplinas avaliadas no Pisa – o  Programa Internacional de Avaliação de Estudantes.

 

Os dados, que são referência mundial, foram divulgados nesta terça-feira (3), pela OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

 

O Pisa avalia, de três em três anos, o desempenho de estudantes de 15 anos em leitura, matemática e ciências. Em 2018, foi aplicado em 79 países e regiões a 600 mil estudantes.

 

No Brasil, cerca de 11 mil estudantes de mais de 600 escolas fizeram as provas.

 

O país obteve, em média, 413 pontos em leitura, 384 pontos em matemática e 404 pontos em ciências.

 

Apesar de uma leve melhora nas pontuações, em relação à última edição, de 2015, na avaliação da OCDE, o país está praticamente estagnado desde 2009.

 

As pontuações obtidas pelos estudantes colocam o Brasil no nível 2 em leitura, e no nível 1 em matemática e ciências, em uma escala que vai até 6.

 

Pelos critérios da OCDE, o nível 2 é considerado o mínimo adequado. De acordo com a organização, quase metade dos estudantes brasileiros, 43%, estão abaixo do nível 2 nas três disciplinas avaliadas.

 

O Brasil ficou abaixo das médias dos países da OCDE e atras de 56 países em leitura. Já em matemática, ficou atras de 69 países e, em ciências, de 63.

 

China e Singapura lideram os rankings das três disciplinas.

 

Da Agência Brasil, no Rio de Janeiro, Mariana Tokárnia.

 

* Texto e áudio atualizados às 11h39 de 03/12/2019. 

Últimas notícias
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo