Estudantes e professores terão 66 mil vagas para qualificação

Educação Básica

Publicado em 12/12/2019 - 16:01 Por Sayonara Moreno - Brasília

Sessenta e seis mil vagas serão oferecidas pela Capes, financiadora de pesquisa, vinculada ao Ministério da Educação, para a qualificação no ensino básico.

 

Essas vagas incluem a formação de estudantes de pedagogia e licenciatura e professores que já atuam nos ensinos médio e fundamental. O investimento é de R$325 milhões.

 

Segundo o presidente substituto do Inep, responsável pelas avaliações da qualidade do ensino brasileiro, Camilo Mussi, as bolsas servem para a melhoria na qualidade dos professores: o que ele avalia como possibilidade de melhorar os índices da educação, a exemplo do Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, e do Pisa, Programa Internacional de Avaliação de Estudantes.

 

Vai ter curso, também, no exterior, para professores do ensino público que atuam nos ensinos médio e fundamental e quinhentas vagas para bolsas de aperfeiçoamento nos Estados Unidos e no Canadá. É o que explica o presidente da Capes, Anderson Correia.

 

Também serão oferecidas vagas para o programa nacional de formação de professores: 150 turmas em cursos de licenciatura, para seis mil professores da educação básica. Os que têm interesse em participar devem se inscrever a partir da próxima quarta-feira, dia 18, no site da Capes.

 

Como são programas diferentes, serão seis editais: dois deles são o PIBID, para estudantes na primeira metade do curso; e residência pedagógica, voltadas para os que cursam licenciatura na segunda metade do curso. Para essas duas modalidades, serão sessenta mil bolsas com os editais previstos para janeiro de 2020.

 

De acordo com a Capes, atualmente, um milhão e 200 mil professores atuam na educação básica brasileira. Ao todo, estão em vigor 100 mil bolsas voltadas para a educação básica.

Últimas notícias
Geral

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economia

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo
Geral

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo
Geral

Tarifa Social: Aneel regulamenta inclusão automática de beneficiários

O programa beneficia atualmente cerca de 12 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa; a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Baixar arquivo