Fies muda regras para 2020: candidato vai precisar de 400 pontos na redação do Enem

Fies 2020

Publicado em 20/12/2019 - 17:06 Por Lucas Faria - Brasília

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) passará a cobrar, já a partir de 2020, uma nota de corte na redação. Os estudantes que quiserem se candidatar ao programa terão que ter nota igual ou acima de 400 na parte discursiva.

 

Hoje, para se habilitar ao fundo, é preciso ter nota média de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não zerar a redação.

 

A nota no exame também servirá para limitar as transferências entre as instituições de ensino superior. Agora, para trocar de curso ou faculdade, será necessário ter resultado igual ou superior à nota de corte da carreira desejada.

 

De acordo com o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Arnaldo Lima, as mudanças vão premiar a cultura do esforço e acabar com o assistencialismo, sem restrição fiscal.

 

Outra medida estabelecida pelo MEC é a possibilidade da cobrança judicial dos contratos com dívida mínima de R$ 10 mil, assinados até o segundo semestre de 2017. A ação movida pelo Estado é ajuizada após 360 dias de inadimplência no pagamento das parcelas em débito.

 

Para o triênio de 2020 a 2022 do Fies, 100 mil vagas foram aprovadas para o próximo ano e 54 mil, para cada ano restante. Elas podem sofrer alterações de acordo com os parâmetros econômicos do período.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo