Início de ano é tempo de adequar orçamento a gastos com material escolar

Orçamento Doméstico

Publicado em 06/01/2020 - 19:46 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Quem têm filhos em idade escolar, todo início de ano precisa contabilizar despesas com a lista de material didático, uniforme e outros gastos ligados a volta às aulas das crianças.

 

E haja esforço para fazer tudo caber no orçamento. Por isso, saber como economizar nas compras dos itens escolares exigidos pode fazer a diferença na hora de colocar tudo na ponta do lápis.

 

Logo de saída, é preciso ficar atento a itens desnecessários e não obrigatórios.

 

A economista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) Ione Amorim destaca outra dica importante para os pais, nesse período.

 

Segundo Ione Amorim, é sempre bom reforçar que materiais de uso coletivo, como papel higiênico, não podem estar na lista pois o custo deles já deve estar embutido nas mensalidades.

 

Os pais também devem questionar, nas escolas, a exigência de marcas específicas de determinados produtos.

 

A especialista do Idec afirma que é possível economizar reaproveitando itens em bom estado do ano que passou, promovendo trocas e comprando coletivamente com outros pais, já que muitos vivem conectados em grupos pelas redes sociais.

 

Outro ponto importante para quem leva a criança junto na hora de fazer as compras, em estabelecimentos cheios, é tentar não se distrair na escolha dos produtos e ceder, por exemplo, aos apelos de itens afetivos como os que trazem personagens infantis.

 

Mas a dica de ouro para os pais que querem de fato economizar neste momento é o planejamento. A economista do Idec afirma que é possível guardar os preços médios dos produtos deste ano e fazer uma reserva pensando nessa compra e até antecipar alguns itens de consumo certo.

 

Fica a dica para reduzir os custos da compra de materiais escolares em 2021.

Últimas notícias
Geral

Cantareira (SP) vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo