No Rio, famílias de estudantes sem aulas vão receber alimentos da merenda escolar durante a pandemia
Famílias dos estudantes que estão com as aulas suspensas na rede pública de educação devido a pandemia do novo coronavírus vão continuar a receber alimentos da merenda escolar.
A lei que garante a manutenção dos recursos do PNAE , Programa Nacional de Alimentação Escolar para a distribuição no Estado do Rio de Janeiro foi publicada nesta semana.
A medida beneficia a agricultura familiar do Estado do Rio de Janeiro, uma vez que o PNAE determina que 30% do valor repassado devem ser utilizados na compra de gêneros alimentícios diretamente dessas organizações.
A manutenção dos recursos é uma vitória do trabalho realizado em conjunto com o Ministério da Agricultura para manter o escoamento da produção rural no Estado neste momento de pandemia.
A Lei assegura que os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar continuarão a ser repassados pela União a Estados, Municípios e Distrito Federal para a compra de merenda escolar, mesmo com as aulas suspensas. Os alimentos deverão ser distribuídos diretamente aos pais ou aos responsáveis pelos estudantes matriculados.
Segundo o Censo Escolar 2019, o Brasil tem quase 39 milhões de crianças e adolescentes matriculados na rede pública de educação básica. Na rede privada, estima-se que haja pouco mais de 9 milhões de estudantes.
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília-DF, 10.11.2023, Fachada do Prédio da Agência de Vigilância Sanitária ANVISA, em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto PRF Tocantins 02/02/2025 As plataformas que restaram da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), foram implodidas na tarde deste domingo (2). Foto PRF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 06-04-2023 - Por dentro da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), estúdio da rádio nacional da Amazônia durante apresentaçāo de sua programaçāo ao vivo.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Facebook, Instagram e WhatsApp têm problemas de acesso nesta segunda](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Torres/CBF/Direitos Reservados Bola, campeonato brasileiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)