Pandemia do coronavírus adia vestibulares no Brasil

Educação

Publicado em 16/04/2020 - 16:50 Por Dayana Vítor - Brasília

O sonho de passar no vestibular de uma universidade pública vai ser adiado um pouco para estudantes de várias partes do Brasil. Isso porque algumas instituições de ensino superior já anunciaram o adiamento dos vestibulares, agora do meio do ano, devido a pandemia da Covid-19.


Entre elas a Universidade de Brasília, Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Universidade do Estado de Santa Catarina e Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná.


A diretora do Decanato de Graduação da Universidade de Brasília, Simone Jardim, explica que não existe previsão para a realização dos processos seletivos.


Como não há previsão de quando os vestibulares adiados vão ocorrer, os alunos têm a chance de estudar mais, de várias maneiras. O professor de matemática do ensino médio Leonardo Simões dá algumas dicas.

 

Aluno do terceiro ano do ensino médio, Gustavo Mello estuda mais de oito horas por dia para conseguir entrar na Universidade de Brasília. Ele quer cursar Ciências da Computação, e conta como está mantendo o ritmo nesse tempo de isolamento social.


Segundo o professor Leonardo Simões, o recomendável é estudar, pelo menos, quatro horas por dia para estar bem preparado para vestibular. Mas é importante não esquecer de procurar atividades para aliviar a ansiedade, como exercícios físicos, leitura e descanso.

Últimas notícias
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo
Cultura

Começa o São João no Maranhão, a previsão é de 60 dias de festa

Os últimos meses foram de ensaios, muito trabalho nos ateliês dos grupos de Bumba Meu Boi e outras manifestações culturais do Maranhão.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa: mais de 20 milhões de pessoas poderiam trabalhar remotamente

Pesquisa do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgada nesta sexta-feira, estima que mais de 20 milhões de trabalhadores no Brasil estão em ocupações que poderiam ser realizadas remotamente.

Baixar arquivo
Geral

Brasil já registra 17 mil divórcios em cartórios neste ano

No ano passado, foram concluídas mais de 80 mil separações consensuais. Este é o maior número desde 2007, quando uma lei federal permitiu a formalização do divórcio diretamente em cartórios.

Baixar arquivo