Enem é adiado por 30 a 60 dias

Inep

Publicado em 20/05/2020 - 16:50 Por Sumaia Villela - Brasília

O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, de 2020 será adiado por 30 a 60 dias, segundo anunciou o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Por enquanto, segundo o instituto, está mantido o prazo de inscrições para a prova, que termina nesta sexta-feira, dia 22.


Até então, o governo federal era contrário à mudança da data. Mas, após o Senado aprovar projeto de lei para adiar o exame, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou nesta quarta, em sua rede social, que concordaria com o adiamento.


Também foi anunciada uma enquete sobre o assunto, voltada aos mais de 4 milhões de candidatos que já se inscreveram no Enem, e que deve ser aberta em junho, segundo o Inep. A participação será feita por meio da página do participante do exame.


Organizações como o Consed, Conselho Nacional dos Secretários de Educação, e a Une, União Nacional dos Estudantes, já tinham defendido o adiamento do Enem. Na Câmara, o projeto de lei está previsto para votação nesta quarta-feira.


Nesta terça, o Senado aprovou a matéria por 75 votos a 1. O texto determina o adiamento automático de todas as provas e exames de acesso ao ensino superior quando houver um estado de calamidade pública ou quando for interrompido o ensino médio no país, como ocorre agora, durante a pandemia do novo coronavírus.


O objetivo do projeto de lei é que essas provas só ocorram após o fim do atual ano letivo, para não prejudicar os candidatos que ainda cursam o ensino médio, como destacou o relator do projeto, o senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal.


O senador Eduardo Braga, do MDB do Amazonas, afirmou que, no estado, 80% dos estudantes do interior não têm acesso à internet. Já o senador Veneziano Vital do Rêgo, do PSB Paraibano, lembrou que parte dos jovens das regiões Norte e Nordeste não podem acompanhar as aulas online.


O único parlamentar que votou contra o projeto foi o senador do Republicanos do Rio de Janeiro Flávio Bolsonaro. O projeto de lei aprovado no Senado ainda precisa ser aprovado na Câmara dos Deputados antes de ir para a sanção presidencial.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Indicador da confiança do empresário do comércio sobe 12,2%

O indicador da confiança do empresário do comércio subiu 12,2% neste mês de junho, na comparação com maio.  Esta é a primeira alta registrada este ano, após cinco quedas consecutivas que fizeram o índice ter um dos piores momentos de toda a série histórica.

Baixar arquivo
Cultura

Funarte realiza festival online que une dança e acessibilidade

A Fundação Nacional de Artes acaba de lançar o Festival Funarte Acessibilidança. Companhias de dança da Região Norte são as primeiras a mostrar o talento e a diversidade local, por meio de espetáculos premiados, em vídeos com audiodescrição e Libras.

Baixar arquivo
Política

Empresário Carlos Wizard não comparece na CPI da Pandemia

O presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz, vai pedir à Justiça a condução coercitiva do empresário Carlos Wizard à comissão e a retenção do passaporte dele. A decisão foi tomada antes da suspensão da reunião da comissão desta quinta-feira.

Baixar arquivo
Esportes

Sport e Grêmio duelam na expectativa pela reestreia de Douglas Costa

Ainda sem vencer no Campeonato Brasileiro, Sport e Grêmio se enfrentam nesta quinta-feira (17), às 19h, na Ilha do Retiro, em Recife, em busca da reabilitação na competição. Os times figuram na zona de rebaixamento.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa do IBGE mostra crescimento no setor da contrução em 2019

A indústria da construção no Brasil gerou R$ 288 bilhões em valor de incorporações, obras e serviços em 2019. O montante representa um crescimento anual de1,5%, registrado após dois anos consecutivos de retração. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Justiça de MG suspende vacinação de estudantes em Betim

Depois de o município de Betim, em Minas Gerais, iniciar a vacinação de estudantes de 12 a 14 anos, a justiça mineira suspendeu a medida. Mas a prefeitura anunciou que está recorrendo da decisão.

Baixar arquivo