MPT recomenda respeito à jornada dos professores com trabalho remoto e manutenção do salário

Professores em aulas online

Publicado em 24/06/2020 - 13:45 Por Dayana Vítor - Brasília

Os professores de todo o Brasil tiveram que adaptar suas rotinas para dar aulas à distância durante a pandemia da Covid 19. Esse modelo de ensino pode acabar exigindo do profissional mais horas trabalhadas que o presencial, já que, além de preparar as aulas e estar disponível on-line para explicar o conteúdo e tirar dúvidas, os professores precisam aprender a usar os recursos tecnológicos.

 

Pensando nisso, o Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou uma nota técnica recomendando que os direitos desses profissionais sejam respeitados pelas instituições de ensino. No documento, destaca-se a manutenção da jornada de trabalho e dos salários integrais, sem redução; além da orientação para que o tempo destinado à capacitação dos docentes ao novo modelo de ensino e de preparação das aulas contem como jornada de trabalho.

 

Também recomenda a ampliação dos horários de repousos desses professores que trabalham remotamente, bem como a adoção de horários específicos para atendimento virtual dos estudantes. Para que não haja sobrecarga dos profissionais.

 

A professora Christielly Vieira, que dá aula para uma turma do 4º ano, do ensino fundamental, diz que está trabalhando muito mais do que presencialmente.

 

A diretora do Sindicato dos Professores no DF, Rosilene Côrrea, explica que vários profissionais estão adoecendo com essa nova rotina de trabalho remoto.

 

Para que os professores como Christielly possam trabalhar com mais tranquilidade agora na pandemia, o Ministério Público pede que os salários da categoria não sejam reduzidos. Essa opção só pode ocorrer se houver redução da carga de trabalho, como previsto em Medida Provisória do Governo Federal.

Últimas notícias
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo