No DF, escolas da educação infantil estimam redução de 70% no faturamento

Educação Infantil

Publicado em 19/06/2020 - 12:56 Por Anna Luísa Praser - Brasília

O Distrito Federal foi o primeiro lugar do Brasil a adotar medidas de isolamento. O decreto publicado pelo governador Ibaneis Rocha em meados de março e que determinou o fechamento das escolas foi o pontapé inicial para uma crise sem precedentes entre as instituições de educação infantil.

 

A estimativa é de que esses estabelecimentos tenham perdido em torno de 70% do faturamento por causa da inadimplência e que cerca de 30% das matrículas de crianças de seis meses a 5 anos de idade tenham sido canceladas.

 

Os dados são parte de um levantamento feito pelo Sinepe – sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal.

 

As incertezas em torno da Covid-19, somadas aos efeitos econômicos da pandemia, foram determinantes para que a publicitária Marina Padrão, mãe da Manuela – de 1 ano e sete meses, repensasse a permanência da pequena na creche, 

 

Ainda não existe uma previsão para que escolas possam retomar as aulas presenciais e a alternativa de ter um currículo on-line não atende às crianças dessa faixa etária, na avaliação da pedagoga Viviany Pinheiro. 

 

Além de não prender a atenção dos pequenos, a modalidade de ensino remoto não é recomendada porque pode causar problemas à saúde dessas crianças.

 

A Sociedade Brasileira de Pediatria inclusive, sugere que até dois anos de idade não haja exposição a nenhum tipo de tela e que as crianças de até cinco anos de idade, não fiquem mais de uma hora por dia em frente às telas.

 

A impossibilidade de oferecer uma alternativa aos pais que supra a demanda da educação infantil e o alto número de cancelamento de matrículas têm sido vistos com preocupação pelas entidades que representam as escolas particulares. O presidente do Sinepe, Álvaro Domingues, teme que possa haver um colapso no setor. 

 

De acordo com o sindicato, o Distrito Federal tem 570 escolas particulares. Dessas, 400 estão classificadas entre educação infantil ou estabelecimentos de ensino fundamental.

Últimas notícias
Política

Alesp registra recorde em processos por quebra de decoro parlamentar

Os deputados e deputadas da atual legislatura respondem por mais de 97% de todas as representações e denúncias registradas no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do estado.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas que atingem o Nordeste devem se intensificar no fim de semana

A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia que emitiu alerta vermelho para o leste do Nordeste, onde as chuvas podem atingir de 150 a 200 milímetros por dia entre sexta-feira e domingo

Baixar arquivo
Geral

RJ: Polícia Civil agora afirma que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo: norte, nordeste e sul estão em alertas para chuvas

No norte, o aviso vale pros estados do Amapá e de Roraima, além do norte do Amazonas e do Pará. No sul é a chegada de uma frente fria que provocar chuva volumosa em grande parte do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio recebe programa do Unicef para acolher crianças e adolescentes

Depois de São Paulo, Recife e Belém, o programa #AgendaCidadeUNICEF, chegou ao município do Rio de Janeiro. O lançamento aconteceu na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Federal investiga morte de uma pessoa em ação da PRF

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a ação de policiais rodoviários federais envolvidos na abordagem que terminou com a morte de Genivaldo de Jesus Santos, no município de Umbaúba (SE)

Baixar arquivo