Aprovadas regras para cancelamentos de eventos culturais e turísticos; texto segue para sanção

Cultura e Turismo

Publicado em 31/07/2020 - 10:35 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

O Senado aprovou a Medida Provisória que define as regras para os cancelamentos de eventos culturais e turísticos, durante a pandemia. Ela dá aos prestadores de serviço várias opções. Por exemplo: ingressos e reservas, passagens ou pacotes poderão ser remarcados dentro de um prazo específico ou transformados em créditos, pra pessoa poder consumir num outro momento.

 

Se o consumidor optar pelo reembolso, será preciso um acordo para que o dinheiro seja devolvido ainda durante a pandemia. Se não, o prazo será de até 12 meses depois do fim do estado de calamidade, que está previsto para 31 de dezembro. E a devolução do dinheiro deve ser integral.


E quem está incluído nessa regra? Hotéis, albergues, pousadas, os aluguéis pelo airbnb, ou seja, tudo que envolve hospedagem, além das agências de turismo, as empresas que fazem transporte turístico, acampamentos, parques temáticos. Na área de cultura também: cinemas, teatros, os sites de venda de ingressos pela internet, os artistas e também eventos agropecuários, viu, feiras, exposições.


Aliás, no caso dos eventos, o texto estabelece o seguinte prazo: para ter direito a remarcar sem custo adicional, taxa ou multa, o consumidor deve fazer isso até 30 dias antes do evento ou 120 dias depois. E os artistas não terão obrigação de reembolsar os valores recebidos de cachê. Somente 12 meses a partir do fim do estado de calamidade e se o evento não for remarcado.


E um último detale: os pequenos produtores culturais e cineastas independentes vão poder ter acesso ao auxílio emergencial, mesmo aqueles que estão disponibilizando seu trabalho – filmes, vídeos e documentários, por exemplo, pela internet. Basta comprovar a necessidade, não estarem recebendo benefícios, incentivos ou patrocínios com recursos públicos.
Essa proposta já foi aprovada pela Câmara e agora vai pra sanção presidencial.

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo