Aulas presenciais da rede pública estadual em Manaus voltam amanhã

Retorno ocorre em meio a aumento de casos de Covid-19

Publicado em 29/09/2020 - 17:41 Por Bianca Paiva - Brasília

107 escolas de ensino fundamental da rede pública estadual, em Manaus, vão retomar as aulas presenciais nesta quarta-feira. Apesar do aumento de casos da Covid-19 na capital amazonense nas últimas semanas, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto declarou que o retorno tem o aval da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas.

A pasta argumenta que, segundo o órgão estadual de saúde, não é possível afirmar que o estado vive uma segunda onda da doença. Além disso, uma investigação epidemiológica constatou que as aulas do ensino médio, retomadas em agosto, não têm incidência direta sobre os novos casos.

De acordo com o secretário Luís Fabian Barbosa, as escolas vão seguir todos os protocolos sanitários.

As aulas vão acontecer no sistema híbrido, ou seja, uma parte será presencial, duas vezes por semana; e a outra virtual, por meio do projeto “Aula em Casa”.

Todos os estudantes vão receber duas máscaras de pano, que deverão ser trocadas na metade da jornada escolar. As escolas vão contar com totens e dispensers de álcool gel, pias e sabonetes em pontos estratégicos.

Apesar de todos esses cuidados, os professores não se sentem seguros, de acordo com Beatriz Calheiro, diretora do Sinteam, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas.

Por causa de aumento de casos da covid-19 em Manaus, na semana passada, o governo amazonense e a prefeitura da capital decidiram restringir novamente algumas atividades. Bares, casas de shows, balneários e estabelecimentos flutuantes que ficam na margem dos rios estão proibidos de funcionar. A praia da Ponta Negra está interditada para banhistas. Restaurantes e lojas de conveniência só podem ficar abertos até 22h.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo