Aulas presenciais da rede pública estadual em Manaus voltam amanhã

Retorno ocorre em meio a aumento de casos de Covid-19

Publicado em 29/09/2020 - 17:41 Por Bianca Paiva - Brasília

107 escolas de ensino fundamental da rede pública estadual, em Manaus, vão retomar as aulas presenciais nesta quarta-feira. Apesar do aumento de casos da Covid-19 na capital amazonense nas últimas semanas, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto declarou que o retorno tem o aval da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas.

A pasta argumenta que, segundo o órgão estadual de saúde, não é possível afirmar que o estado vive uma segunda onda da doença. Além disso, uma investigação epidemiológica constatou que as aulas do ensino médio, retomadas em agosto, não têm incidência direta sobre os novos casos.

De acordo com o secretário Luís Fabian Barbosa, as escolas vão seguir todos os protocolos sanitários.

As aulas vão acontecer no sistema híbrido, ou seja, uma parte será presencial, duas vezes por semana; e a outra virtual, por meio do projeto “Aula em Casa”.

Todos os estudantes vão receber duas máscaras de pano, que deverão ser trocadas na metade da jornada escolar. As escolas vão contar com totens e dispensers de álcool gel, pias e sabonetes em pontos estratégicos.

Apesar de todos esses cuidados, os professores não se sentem seguros, de acordo com Beatriz Calheiro, diretora do Sinteam, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas.

Por causa de aumento de casos da covid-19 em Manaus, na semana passada, o governo amazonense e a prefeitura da capital decidiram restringir novamente algumas atividades. Bares, casas de shows, balneários e estabelecimentos flutuantes que ficam na margem dos rios estão proibidos de funcionar. A praia da Ponta Negra está interditada para banhistas. Restaurantes e lojas de conveniência só podem ficar abertos até 22h.

Edição: Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Judô brasileiro encerra Olimpíada com dois bronzes e mantém tradição

O judô brasileiro se despediu da Olimpíada de Tóquio (Japão) com duas medalhas de bronze. A participação terminou neste sábado (31), após eliminação nas quartas de final do torneio por equipes mistas.

Baixar arquivo
Esportes

Dupla feminina ganha medalha olímpica inédita para tênis brasileiro

O tênis brasileiro está pela primeira vez no pódio de uma Olimpíada.

Baixar arquivo
Saúde

Hospital do Câncer de Presidente Prudente é credenciado ao SUS

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participaram, neste sábado (31), da cerimônia de credenciamento do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente, interior de São Paulo, ao Sistema Único de Saúde. 

Baixar arquivo
Saúde

Butantan pede autorização à Anvisa para aplicar CoronaVac em crianças

A Agência informou que a inclusão de uma nova faixa etária depende do encaminhamento de estudos que comprovem segurança e eficácia para as idades solicitadas. Única liberada para menores até o momento é a Pfizer.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz inicia produção do IFA nacional e entrega 80 milhões de doses

A produção na fábrica de Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro, é um marco para a produção autônoma da vacina da Astrazeneca no Brasil. Até então a Fiocruz dependia da importação do insumo.

Baixar arquivo