Aulas presenciais da rede pública estadual em Manaus voltam amanhã
107 escolas de ensino fundamental da rede pública estadual, em Manaus, vão retomar as aulas presenciais nesta quarta-feira. Apesar do aumento de casos da Covid-19 na capital amazonense nas últimas semanas, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto declarou que o retorno tem o aval da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas.
A pasta argumenta que, segundo o órgão estadual de saúde, não é possível afirmar que o estado vive uma segunda onda da doença. Além disso, uma investigação epidemiológica constatou que as aulas do ensino médio, retomadas em agosto, não têm incidência direta sobre os novos casos.
De acordo com o secretário Luís Fabian Barbosa, as escolas vão seguir todos os protocolos sanitários.
As aulas vão acontecer no sistema híbrido, ou seja, uma parte será presencial, duas vezes por semana; e a outra virtual, por meio do projeto “Aula em Casa”.
Todos os estudantes vão receber duas máscaras de pano, que deverão ser trocadas na metade da jornada escolar. As escolas vão contar com totens e dispensers de álcool gel, pias e sabonetes em pontos estratégicos.
Apesar de todos esses cuidados, os professores não se sentem seguros, de acordo com Beatriz Calheiro, diretora do Sinteam, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas.
Por causa de aumento de casos da covid-19 em Manaus, na semana passada, o governo amazonense e a prefeitura da capital decidiram restringir novamente algumas atividades. Bares, casas de shows, balneários e estabelecimentos flutuantes que ficam na margem dos rios estão proibidos de funcionar. A praia da Ponta Negra está interditada para banhistas. Restaurantes e lojas de conveniência só podem ficar abertos até 22h.