Escolas particulares do DF retomam aulas presenciais durante pandemia

Pais ainda se preocupam com contaminação pelo coronavírus

Publicado em 18/09/2020 - 12:02 Por Bianca Paiva - Brasília

Insegurança. É a sensação que muitos pais têm com a retomada das aulas presenciais durante a pandemia da covid-19. Na próxima segunda-feira (21), no Distrito Federal, as instituições particulares já poderão receber estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I até o quinto ano.

A servidora pública Marli Montenegro decidiu não levar a filha de 9 anos de volta ao ambiente escolar neste momento. Além do medo das reações do novo coronavírus na saúde das crianças, ela acredita que os pequenos vão ter dificuldade de se adaptar às regras de distanciamento social.

Os professores também não estão seguros com a volta do trabalho em sala de aula, segundo o diretor jurídico do Sinproep, Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal, Rodrigo de Paula.

O principal motivo é que as escolas não têm a obrigação de testar todos os docentes, conforme decisão judicial. Rodrigo diz ainda que o Sindicato vai fiscalizar o cumprimento dos protocolos sanitários pelas instituições de ensino.

Para retomar as aulas presenciais na próxima semana, as escolas particulares se comprometeram, em acordo firmado em audiência de conciliação na justiça do trabalho, a adotar protocolos sanitários de prevenção à covid-19.

Mas os pais têm o direito de não mandar os filhos de volta. E algumas unidades vão esperar um pouco mais para reabrir. Simone Morais é representante de uma instituição privada do DF que adiou o retorno para outubro.

O diretor científico da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal, José Davi Urbaez, afirma que é fundamental que as instituições adotem de forma rigorosa as medidas de distanciamento social e os protocolos sanitários. Ele também defende a testagem frequente de todos alunos e profissionais das escolas. Mesmo assim, o infectologista considera que a incidência de casos novos no DF ainda é alta para a reabertura.

Para os pais que se sentem inseguros com as aulas presenciais, as escolas particulares deverão manter o ensino remoto. Também haverá a possibilidade de alternar o ensino em casa com o ensino na instituição para evitar aglomerações. Em algumas unidades, as aulas vão ser transmitidas ao vivo para quem estiver em casa.

Conforme o cronograma de volta às aulas, os estudantes do Ensino Fundamental II poderão retornar no dia de 19 de outubro; e aqueles do Ensino Médio e Profissionalizante no dia 26 do mesmo mês.

 

* Produção: Rosemary Cavalcanti

Edição: Mirna Ledo

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo