Seis milhões de estudantes não têm acesso à internet em casa

Pesquisa do Ipea mostra que inclusão digital é menor no meio rural

Publicado em 02/09/2020 - 18:43 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Seis milhões de estudantes não têm acesso à internet em casa, o que dificulta acompanhar aulas e outras atividades de ensino de forma remota. 

Os dados fazem parte da pesquisa ”Acesso Domiciliar à Internet e Ensino Remoto Durante a Pandemia", publicada nesta quarta-feira (2) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Os números apresentados pelo Ipea, com base na análise de dados da Pnad Contínua de 2018, feita pelo IBGE, mostram que a falta de acesso é mais grave no meio rural, em relação às áreas urbanas.

O estudo  revela ainda que a Bahia é o estado com maior número absoluto de estudantes sem acesso à rede de computador, seguido pelo Pará, Maranhão, Ceará, São Paulo e Minas Gerais.

Os pesquisadores avaliaram a situação de alunos da pré-escola até pós-graduação, e verificaram as dificuldades e os caminhos necessários para conectar essa parcela de crianças e jovens, em sua maioria de instituições públicas de ensino. Entre as soluções apontadas está a universalização do serviço, de forma a garantir acesso às atividades remotas das instituições de ensino em seus vários níveis.

Na avaliação do economista e pesquisador do Ipea Paulo Meyer Nascimento, é preciso avançar nas políticas de acesso à internet e tecnologias para promover o ensino remoto, no atual contexto de pandemia de covid-19. 

Considerando o recorte racial e de renda, a falta de acesso à internet dentro e fora de casa reflete diretamente em prejuízos para alunos negros e de baixa renda, que vivem em comunidades e áreas vulneráveis do país. 

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Saúde

Nova variante da Covid chega a Bélgica e preocupa Europa

De acordo com o Ministério da Saúde belga, trata-se de alguém que veio do exterior não vacinado e que testou positivo no dia 22 de novembro

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz submete à Anvisa pedido de registro com IFA nacional

A Fundação Oswaldo Cruz submeteu, nesta sexta-feira, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pedido de inclusão de Biomanguinhos como unidade produtora do IFA, Ingrediente Farmacêutico Ativo, utilizado para fabricação do imunizante.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro entra na bandeira verde do risco Covid

Os dados estão no novo Mapa de Risco e mostram que, pela primeira vez, o risco de transmissão da Covid estão muito baixos no estado.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro vacina mais de 67 mil pessoas em um único dia

Prefeitura faz campanha para vacinação contra a Influenza A. Qualquer pessoa, a partir dos seis meses de idade, pode ser vacinada.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Amapá lança campanha de registro civil de pessoas trans

Para mudar o nome que está registrado na certidão de nascimento, é só ir a um cartório e fazer a solicitação, sem a necessidade comprovação de cirurgia de mudança de sexo ou decisão judicial.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa diz que 48% dos entrevistados viajaram de avião na pandemia

O levantamento, feito pelo Conselho Internacional de Aeroportos, indicou que quase metade das pessoas ouvidas viajaram desde o início da pandemia e têm maior probabilidade de viajar de avião novamente.

Baixar arquivo