Seis milhões de estudantes não têm acesso à internet em casa

Pesquisa do Ipea mostra que inclusão digital é menor no meio rural

Publicado em 02/09/2020 - 18:43 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Seis milhões de estudantes não têm acesso à internet em casa, o que dificulta acompanhar aulas e outras atividades de ensino de forma remota. 

Os dados fazem parte da pesquisa ”Acesso Domiciliar à Internet e Ensino Remoto Durante a Pandemia", publicada nesta quarta-feira (2) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Os números apresentados pelo Ipea, com base na análise de dados da Pnad Contínua de 2018, feita pelo IBGE, mostram que a falta de acesso é mais grave no meio rural, em relação às áreas urbanas.

O estudo  revela ainda que a Bahia é o estado com maior número absoluto de estudantes sem acesso à rede de computador, seguido pelo Pará, Maranhão, Ceará, São Paulo e Minas Gerais.

Os pesquisadores avaliaram a situação de alunos da pré-escola até pós-graduação, e verificaram as dificuldades e os caminhos necessários para conectar essa parcela de crianças e jovens, em sua maioria de instituições públicas de ensino. Entre as soluções apontadas está a universalização do serviço, de forma a garantir acesso às atividades remotas das instituições de ensino em seus vários níveis.

Na avaliação do economista e pesquisador do Ipea Paulo Meyer Nascimento, é preciso avançar nas políticas de acesso à internet e tecnologias para promover o ensino remoto, no atual contexto de pandemia de covid-19. 

Considerando o recorte racial e de renda, a falta de acesso à internet dentro e fora de casa reflete diretamente em prejuízos para alunos negros e de baixa renda, que vivem em comunidades e áreas vulneráveis do país. 

Edição: Ana Pimenta

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Relatoria da reforma tributária deve ser fatiada no Congresso Nacional

A Reforma Tributária em tramitação no Congresso Nacional deve ser fatiada e dividida entre três ou quatro relatores diferentes. A definição sobre o formato da reforma deve ser divulgada nesta semana.

Baixar arquivo
Geral

Em Niterói rua vai se chamar "Ator Paulo Gustavo"

Moradores de Niterói aprovaram a mudança do nome da Rua Coronel Moreira César para Ator Paulo Gustavo. A Prefeitura do município fez uma consulta pública e mais de 30 mil pessoas participaram da votação e 90,2% dos participantes concordaram com a renomeação da rua.

Baixar arquivo
Educação

Alunos que criaram tecnologias sociais podem concorrer a prêmios

Crianças e adolescentes que tenham desenvolvido tecnologias que ajudem a resolver problemas sociais podem participar da categoria “Educação para o Futuro” do prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Meninas podem se inscrever em evento sobre acesso à universidade

O projeto Astrominas está em sua segunda edição e foi criado em 2019 para facilitar o acesso de jovens alunas à universidade.

Baixar arquivo
Segurança

Em Salvador suspeitos das mortes de tio e sobrinho são presos

Pelo menos seis envolvidos no duplo homicídio de homens que furtaram carne em um hipermercado, em Salvador, foram presos. A operação Retomada foi realizada por 200 policiais civis, que capturaram três segurança particular, do supermercado Atakarejo, e três traficantes, do bairro de Amaralina.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa da Fiocruz aponta queda no ritmo de mortes por covid

Apesar da quantidade ainda alarmante de novos óbitos provocados pela pandemia no país, a plataforma Monitora Covid-19, da Fiocruz, apontou uma redução de 28,3% na média móvel diária no último mês. Mesmo assim, a ferramenta considera que o país ainda passa por um período de curva em alta.

Baixar arquivo