Seis milhões de estudantes não têm acesso à internet em casa

Pesquisa do Ipea mostra que inclusão digital é menor no meio rural

Publicado em 02/09/2020 - 18:43 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Seis milhões de estudantes não têm acesso à internet em casa, o que dificulta acompanhar aulas e outras atividades de ensino de forma remota. 

Os dados fazem parte da pesquisa ”Acesso Domiciliar à Internet e Ensino Remoto Durante a Pandemia", publicada nesta quarta-feira (2) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Os números apresentados pelo Ipea, com base na análise de dados da Pnad Contínua de 2018, feita pelo IBGE, mostram que a falta de acesso é mais grave no meio rural, em relação às áreas urbanas.

O estudo  revela ainda que a Bahia é o estado com maior número absoluto de estudantes sem acesso à rede de computador, seguido pelo Pará, Maranhão, Ceará, São Paulo e Minas Gerais.

Os pesquisadores avaliaram a situação de alunos da pré-escola até pós-graduação, e verificaram as dificuldades e os caminhos necessários para conectar essa parcela de crianças e jovens, em sua maioria de instituições públicas de ensino. Entre as soluções apontadas está a universalização do serviço, de forma a garantir acesso às atividades remotas das instituições de ensino em seus vários níveis.

Na avaliação do economista e pesquisador do Ipea Paulo Meyer Nascimento, é preciso avançar nas políticas de acesso à internet e tecnologias para promover o ensino remoto, no atual contexto de pandemia de covid-19. 

Considerando o recorte racial e de renda, a falta de acesso à internet dentro e fora de casa reflete diretamente em prejuízos para alunos negros e de baixa renda, que vivem em comunidades e áreas vulneráveis do país. 

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Direitos Humanos

Mais um acusado da Chacina de Baião vai a julgamento no Pará

Valdenir Farias Lima responde por homicídio qualificado e roubo. Ele é acusado ter contratado dois homens para executar Dilma Ferreira Silva e Claudionor da Amaro Costa da Silva e por roubar pertences da casa da vítima. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Ibama analisa efeitos do mercúrio no território indígena Yanomami

O Ibama inicia nesta semana a segunda etapa de coletas para monitoramento e avaliação dos impactos do mercúrio, usado pelo garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia no primeiro bimestre é o menor em seis anos

De acordo com o Sistema de Alerta de Desmatamento do Imazon, a devastação em janeiro e fevereiro atingiu quase 200 km², o equivalente a dois terços na comparação com o ano passado. Apesar da queda, a área desmatada é maior que a média histórica para o período em todos anos anteriores a 2018.

Baixar arquivo
Geral

Senado deve discutir PEC das Drogas nesta terça

A proposta de emenda à Constituição transforma em crime a posse ou porte de qualquer quantidade de droga ilegal, como maconha e cocaína.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Pombo-correio é vendido por mais de um milhão de euros

Os pombos-correio têm um senso de orientação admirável e sempre voltam para o lugar onde foram criados. Durante a Primeira Guerra Mundial, foram muito utilizados para entregar mensagens, e tratados como heróis.

Baixar arquivo
Geral

Lava Jato: maior operação da PF completa 10 anos

Durante sete anos, agentes federais foram às ruas em 79 fases da operação que desarticulou um esquema de corrupção envolvendo diretores da Petrobras, políticos, e executivos de grandes empresas.

Baixar arquivo