Seis milhões de estudantes não têm acesso à internet em casa

Pesquisa do Ipea mostra que inclusão digital é menor no meio rural

Publicado em quarta-feira, 2 Setembro, 2020 - 18:43 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Seis milhões de estudantes não têm acesso à internet em casa, o que dificulta acompanhar aulas e outras atividades de ensino de forma remota. 

Os dados fazem parte da pesquisa ”Acesso Domiciliar à Internet e Ensino Remoto Durante a Pandemia", publicada nesta quarta-feira (2) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Os números apresentados pelo Ipea, com base na análise de dados da Pnad Contínua de 2018, feita pelo IBGE, mostram que a falta de acesso é mais grave no meio rural, em relação às áreas urbanas.

O estudo  revela ainda que a Bahia é o estado com maior número absoluto de estudantes sem acesso à rede de computador, seguido pelo Pará, Maranhão, Ceará, São Paulo e Minas Gerais.

Os pesquisadores avaliaram a situação de alunos da pré-escola até pós-graduação, e verificaram as dificuldades e os caminhos necessários para conectar essa parcela de crianças e jovens, em sua maioria de instituições públicas de ensino. Entre as soluções apontadas está a universalização do serviço, de forma a garantir acesso às atividades remotas das instituições de ensino em seus vários níveis.

Na avaliação do economista e pesquisador do Ipea Paulo Meyer Nascimento, é preciso avançar nas políticas de acesso à internet e tecnologias para promover o ensino remoto, no atual contexto de pandemia de covid-19. 

Considerando o recorte racial e de renda, a falta de acesso à internet dentro e fora de casa reflete diretamente em prejuízos para alunos negros e de baixa renda, que vivem em comunidades e áreas vulneráveis do país. 

Edição: Ana Pimenta

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Fortaleza (CE) entra em lockdown à partir de hoje

Foram instaladas barreiras em vários pontos da cidade para fiscalizar as atividades que não podem funcionar e abordar as pessoas. Quem estiver na rua vai ter que se justificar ou até mesmo voltar para casa. 

Baixar arquivo
Geral

Ministério Público vai pedir que CBF suspenda competições nacionais

Encerrada a 1ª rodada do Campeonato Carioca, os líderes são Bangu, Flamengo, Portuguesa e Resende. Na noite dessa quinta-feira (2), o Fluminense foi derrotado pelo Gigante do Vale, por dois a um.

Baixar arquivo
Saúde

Um ano após 1º caso de covid-19, Rio acumula mais de 33 mil mortes

Há um ano do registro do primeiro caso de covid-19 e com a marca superior a 33 mil mortos pela doença no Rio de Janeiro, a capital e outros municípios da região metropolitana adotam a partir de hoje (5) mais medidas restritivas para conter a contaminação.

Baixar arquivo
Justiça

TRE do RJ confirma condenação de Anthony Garotinho

A decisão unânime também elevou a pena do ex-governador para 13 anos e 9 meses de prisão e o tornou inelegível até 2029.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Universo: Conheça a história de mulheres que amam as estrelas

A pesquisadora Patrícia Figueiró destaca que '' astronomia é uma área para as mulheres por que somos capazes inteligentes, dedicadas e aguerridas. Uma área ou profissão que não é para mulheres, não é para ninguém, não é para pessoa alguma. ''

Baixar arquivo
Educação

Recife inicia ano letivo de forma remota

Na capital pernambucana, o ano letivo iniciou de forma remota para mais de 140 mil alunos nessa quinta-feira (4). O prefeito de Recife, João Campos, diz que professores estão entre as prioridades para vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo