Ensino fundamental presencial volta dia 28 no Rio Grande do Sul

Publicado em 23/10/2020 - 16:53 Por Maíra Heinen - Brasília

A retomada de aulas presenciais tem sido discutida e implementada em quase todo o país, após meses de ensino remoto, devido à pandemia do novo coronavírus. Alguns estados já iniciaram as aulas presenciais e enfrentam o descontentamento de professores e pais de alunos.

É o caso do Rio Grande do Sul. O modelo presencial já foi retomado para alunos do ensino médio e técnico nesta semana, e a volta do ensino fundamental foi antecipada de 12 de novembro para 28 de outubro (próxima quarta-feira), nas escolas da rede municipal e do ensino privado.

A decisão foi tomada após debate do Gabinete de Crise nessa quinta-feira (22) e atende a demandas de alguns municípios, que planejam a retomada de todos os níveis.

Sindicatos de profissionais da educação do Rio Grande do Sul chegaram a solicitar na justiça o adiamento do retorno presencial, mas não houve decisão favorável. A justiça acatou apenas o pedido de que um profissional técnico dê um alvará de funcionamento para cada escola, e que sejam distribuídos todos os equipamentos de proteção.

De acordo com Carla dos Anjos, presidente da Federação das Associações e Círculos de Pais e Mestres do Rio Grande do Sul, ainda há problemas a serem resolvidos nas escolas, como a ausência do Centro de Operação em Saúde na Educação (COE), mas também cabe aos pais a decisão de enviar os filhos.

O Acre também deve publicar, nos próximos dias, uma portaria autorizando o retorno às aulas presenciais em escolas particulares.

Em Rondônia, um decreto publicado nessa quinta-feira autoriza a retomada de aulas presenciais nas redes privada e municipal de ensino. As regras valem para os municípios que integram a fase 4 do plano de retomada. No entanto, cada município deve decidir se vai ou não reiniciar as aulas presenciais.

Já em Goiânia, capital de Goiás, a Secretaria Municipal de Educação escolheu a data de 9 de novembro para retorno das aulas da educação infantil. A pasta deve estabelecer os critérios necessários para o cumprimento dos protocolos sanitários.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo