Universidades públicas são campeãs de registro de patentes no Brasil

Instituições são mais de 60% dos 50 primeiros colocados no ranking

Publicado em 11/10/2020 - 10:29 Por Lucas Pordeus León - Brasília

As universidades públicas são as que mais registram pedidos de patentes de inovação tecnológica para a indústria no Brasil. O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual divulgou a lista das entidades que mais fizeram pedidos para registrar patentes de Invenções em 2019.

Dos 50 primeiros colocados no ranking de residentes no Brasil, 31, ou mais de 60% deles, são universidades públicas, federais ou estaduais. Há ainda quatro institutos federais e duas fundações ligadas a universidades públicas.

As quatro primeiras colocações no ranking de depósito de patentes são universidades. E a primeira colocada, pelo segundo ano seguido, é a Universidade Federal da Paraíba, que solicitou 100 patentes diferentes no ano passado.

O diretor-presidente da Agência de inovação tecnológica da Federal da Paraíba, Petrônio Filgueiras de Andrade Filho, destacou que as patentes servem de instrumento para o desenvolvimento econômico e destacou algumas inovações desenvolvidas na universidade.

A quinta colocada do ranking é a Petrobras. Entre os residentes no Brasil, o setor privado aparece com 12 entidades no ranking de 50 que mais fizeram pedidos de patentes, com algumas multinacionais com filiais no país, além da mineradora Vale, da Embraer, a Natura e o Senai, Serviço ligado à indústria, mas mantido com recursos públicos. A maioria das empresas privadas que mais solicitaram patentes é do setor de máquina agrícolas.

Entre os solicitantes de patentes não residentes no Brasil, o primeiro colocado do ranking é a Qualcomm, empresa de tecnologia da informação com sede nos Estados Unidos. Já a segunda colocada é a empresa chinesa Huawei, também de tecnologia da informação e comunicação, que detém, entre outras coisas, a tecnologia da internet 5G.

Caso consigam a chamada carta patente, os responsáveis pela inovação ganham o monopólio comercial da nova tecnologia por até 20 anos.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Cultura

Sepultura anuncia turnê para celebrar despedida dos palcos

A última turnê do Sepultura tem previsão de durar 18 meses, a partir de março do ano que vem. A primeira etapa da excursão será aqui no Brasil, com o primeiro show em Belo Horizonte, no dia 1º de março.

Baixar arquivo
Internacional

Milei assume o comando da Argentina neste domingo

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, assume o comando do país neste domingo.

O liberal tem o maior apoio eleitoral dos últimos 40 anos de democracia na Argentina.

Baixar arquivo
Política

Agenda do Congresso tem sabatinas e análise de vetos presidenciais

A semana vai começar com a expectativa de duas sabatinas na Comissão de Constituição e Justiça: a do ministro da Justiça, Flávio Dino, indicado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal, e a de Paulo Gonet, para a Procuradoria-Geral da República. Os dois serão sabatinados no mesmo dia: quarta-feira.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 75 anos da Declaração de Direitos Humanos

O primeiro episódio do podcast Crianças Sabidas explica o que são os direitos humanos, para marcar a celebração dos 75 anos do lançamento da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Famílias são retiradas de casas para reintegração de posse no Acre

Mais de 160 pessoas de 70 famílias de agricultores, que vivem há anos no Seringal Porto Luís, zona rural da cidade de Acrelândia, no estado do Acre, foram retiradas de suas casas na última terça-feira, cumprindo determinação judicial de reintegração de posse.

Baixar arquivo
Internacional

Lula diz a Maduro que América Latina tem longa tradição de diálogo

O presidente Lula recebeu neste sábado um telefonema do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Baixar arquivo