Universidades públicas são campeãs de registro de patentes no Brasil

Instituições são mais de 60% dos 50 primeiros colocados no ranking

Publicado em 11/10/2020 - 10:29 Por Lucas Pordeus León - Brasília

As universidades públicas são as que mais registram pedidos de patentes de inovação tecnológica para a indústria no Brasil. O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual divulgou a lista das entidades que mais fizeram pedidos para registrar patentes de Invenções em 2019.

Dos 50 primeiros colocados no ranking de residentes no Brasil, 31, ou mais de 60% deles, são universidades públicas, federais ou estaduais. Há ainda quatro institutos federais e duas fundações ligadas a universidades públicas.

As quatro primeiras colocações no ranking de depósito de patentes são universidades. E a primeira colocada, pelo segundo ano seguido, é a Universidade Federal da Paraíba, que solicitou 100 patentes diferentes no ano passado.

O diretor-presidente da Agência de inovação tecnológica da Federal da Paraíba, Petrônio Filgueiras de Andrade Filho, destacou que as patentes servem de instrumento para o desenvolvimento econômico e destacou algumas inovações desenvolvidas na universidade.

A quinta colocada do ranking é a Petrobras. Entre os residentes no Brasil, o setor privado aparece com 12 entidades no ranking de 50 que mais fizeram pedidos de patentes, com algumas multinacionais com filiais no país, além da mineradora Vale, da Embraer, a Natura e o Senai, Serviço ligado à indústria, mas mantido com recursos públicos. A maioria das empresas privadas que mais solicitaram patentes é do setor de máquina agrícolas.

Entre os solicitantes de patentes não residentes no Brasil, o primeiro colocado do ranking é a Qualcomm, empresa de tecnologia da informação com sede nos Estados Unidos. Já a segunda colocada é a empresa chinesa Huawei, também de tecnologia da informação e comunicação, que detém, entre outras coisas, a tecnologia da internet 5G.

Caso consigam a chamada carta patente, os responsáveis pela inovação ganham o monopólio comercial da nova tecnologia por até 20 anos.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo