Escolas e Unicef reforçam ações para diminuir evasão na pandemia

Publicado em 19/11/2020 - 17:28 Por Dayana Vitor - Brasília

Você já ouviu falar em Busca Ativa Escolar? Trata-se de uma plataforma gratuita que tem ajudado os gestores municipais a reduzir a taxa de evasão escolar.

O projeto surgiu em 2017, a partir de uma parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e já conta com a adesão de mais de 3,2 mil prefeituras.

A ideia é ir atrás do aluno que deixou a escola, entender o motivo do abandono, e oferecer condições para que ele volte e continue os estudos.

Segundo dados do último censo escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em todo o país, no primeiro ano do ensino médio, mais de 9% dos estudantes abandonaram a escola.

Em mais de três anos, 78 mil crianças e adolescentes voltaram às salas de aula por causa do programa. Mas o projeto também registra um elevado número de pessoas que desistiram da sala de aula - quase 300 mil estudantes em todo o país.

O chefe de Educação do Unicef Brasil, Ítalo Dutra, explica que as prefeituras são orientadas na busca dos alunos desistentes por meio de uma plataforma digital.

A coordenadora do programa Busca Ativa Escolar na cidade de Miguel Pereira (RJ), Liliane Doro, lembra que uma ideia bem simples ajudou no retorno de vários alunos às salas de aula.

Agora na pandemia da covid-19, para ajudar os  municípios que fazem parte do programa de Busca Ativa Escolar, foi criado um plano de crise e emergência.

A proposta é baseada em um controle de frequência dos alunos, para que os faltosos sejam acompanhados. Até o momento, mais de 2,5 mil escolas de todo o Brasil já utilizam o mecanismo, segundo o Unicef.

 

Produção: Wesley Cerqueira e Marcela Rabelo

 

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo