Graphogame será utilizado na alfabetização de crianças até os 9 anos

Aplicativo já está disponível no site do Ministério da Educação

Publicado em sexta-feira, 27 Novembro, 2020 - 14:01 Por Bianca Paiva - Brasília

A alfabetização de crianças entre 4 e 9 anos de idade no Brasil vai contar com um reforço: é o Graphogame, um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente em celulares e tablets. Além disso, não é necessário estar conectado à internet para utilizá-lo.

A novidade foi anunciada nesta sexta-feira (27) pelo Ministério da Educação. A ferramenta foi desenvolvida por uma universidade da Finlândia, conta com 100 mil usuários no país e já foi adaptada para mais de 25 idiomas.

O aplicativo poderá ser utilizado por professores nas escolas públicas e também em casa com o auxílio dos pais. Segundo o ministro Milton Ribeiro, de uma forma lúdica, o Graphogame vai apoiar o processo de alfabetização.

O Graphogame ajuda as crianças a relacionarem as letras e os sons para formação das palavras.

De acordo com o Secretário de Alfabetização, do Ministério da Educação, Carlos Nadalim, o aplicativo reforça componentes que fazem parte da Política Nacional de Alfabetização.

A adaptação do GraphoGame para o português do Brasil foi feita pelo Instituto do Cérebro vinculado à PUC, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

O aplicativo está disponível no site alfabetizacao.mec.gov.br

 

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Arrecadação de 2020 mostra recuperação da economia, afirma Guedes

Mesmo com a crise econômica causada pelo coronavírus no país em 2020, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a queda na arrecadação dos impostos ficou acima do esperado pelas instituições financeiras.

Baixar arquivo
Saúde

Insumos para fabricar CoronaVac chegam nesta semana, diz Pazuello

Carregamento estava retido na China e deve gerar 8,5 milhões de doses. São 5,4 mil litros de IFA, Ingrediente Farmacêutico Ativo, que serão entregues ao Instituto Butantan. Ainda não há data para envio da matéria-prima necessária para produção da vacina de Oxford/AstraZeneca pela Fiocruz.

Baixar arquivo
Saúde

Rio vai começar a vacinar profissionais de saúde com mais de 60 anos

Ampliação da vacinação contra Covid-19 também vale para funcionários do sistema funerário. Na primeira fase foram priorizados trabalhadores que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus, além de idosos e deficientes que vivem em abrigos e indígenas.

Baixar arquivo
Geral

Desastre em Brumadinho: após 2 anos, famílias ainda aguardam Justiça

A Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos do Rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão (Avabrum) realizou atividades nesta segunda-feira para homenagear os mortos no desastre, pedir agilidade da Justiça no julgamento dos responsáveis pela tragédia e cobrar reforço nas buscas de 11 mortos que ainda estão desaparecidos.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio faz campanha de orientação em áreas de lazer

Orientações sobre os cuidados necessários para se divertir com segurança nas áreas de lazer ao ar livre.

Baixar arquivo
Geral

Covid: 7 estabelecimentos são fechados no Rio durante fim de semana

Fiscalização contra aglomerações rendeu ainda 42 multas e o reboque de quase 300 veículos do Leme ao Grumari.

Baixar arquivo