Prefeitura de Niterói vai recorrer da decisão de volta às aulas

Motivos são proximidade do recesso escolar e agravamento da pandemia

Publicado em 25/11/2020 - 13:09 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

A prefeitura de Niterói, na região metropolitana do Rio, disse que vai recorrer da decisão que determina a reabertura das escolas de ensino fundamental e educação infantil no município. O prefeito da cidade, Rodrigo Neves, afirmou, pelas redes sociais, que considera não ser coerente reabrir as unidades de ensino há poucos dias do recesso escolar e ainda mais diante do agravamento da situação da pandemia e aumento da ocupação de leitos na cidade e nos municípios vizinhos.

O prefeito disse que a determinação desconsidera o planejamento do município e que vai elaborar um plano gradual de reabertura a exemplo do que foi feito com o ensino médio. A volta das atividades presenciais nas escolas tanto da rede municipal quanto da rede pública foi determinada por uma decisão liminar da justiça atendendo a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado.

O prazo para que as unidades de ensino voltem a funcionar com um protocolo de segurança sanitária é de 10 dias e multa diária de R$50 mil em caso de descumprimento. O retorno as aulas deve ser facultativo e avaliado pelas unidades de ensino e responsáveis pelas crianças.

O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação, de Niterói, o Sepe, também considera que não há condições e preparação das escolas do município para reabertura neste momento. O Sindicato vai realizar uma assembleia da categoria na próxima sexta-feira (27).

Niterói é o segundo município do estado em número de casos confirmados do novo coronavírus, com 17.389 ocorrências, e o quinto em número de mortes em decorrência da doença, com 554 óbitos. De acordo com a classificação de risco para a covid elaborada pela prefeitura, a cidade está no nível amarelo 2, situação de alerta máximo. O estágio antecede o nível amarelo 1, que seria o mais próximo da normalidade.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Justiça

Sobe para 29 número de mortos em operação no Jacarezinho

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro está investigando as circunstâncias das mortes na ação policial no Jacarezinho para apurar se houve violações a direitos durante a ação.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Três navios são apontados como suspeitos por derramamento de óleo

As conclusões estão no inquérito da Polícia Federal sobre o caso. De acordo com a Marinha, os principais suspeitos são o Navio-Tanque Bouboulina, o Navio Tanque City Of Tokyo e o Navio Tanque Godam.

Baixar arquivo
Cultura

Orquestra Afro-Brasileira fará apresentação virtual pelo 13 de maio

 A apresentação da Orquestra Afro-Brasileira será exibida no dia 13 de maio, no canal Cultne, a partir das 19h, no Youtube.

Baixar arquivo
Geral

Covid: hospital reúne cartas afetivas para pacientes e profissionais

Envio pode ser feito de todo o Brasil, por e-mail, para o Hospital Universitário de Brasília. Mensagens incentivam equipes e tornam internação de infectados menos solitária.

Baixar arquivo
Geral

Às vésperas dos 85 anos, museu relembra trajetória da Nacional do Rio

A poucos meses de completar 85 anos, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro está ganhando uma homenagem a altura da sua importância histórica.

Baixar arquivo
Saúde

AM: Vigilância em Saúde alerta para risco de doenças devido às cheias

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas alerta para o risco de transmissão de doenças, e faz um alerta: a população deve ficar atenta durante a limpeza das residências, para a presença de animais peçonhentos.

Baixar arquivo