Metade dos professores de inglês da rede pública não tem formação

Dado consta de pesquisa de observatório do British Council

Publicado em quarta-feira, 2 Dezembro, 2020 - 15:29 Por Dayana Vítor - Brasília

O ensino do inglês passou a ser obrigatório a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, em todas as escolas brasileiras, agora em 2020. Essa determinação consta na Base Nacional Comum Curricular, documento do Ministério da Educação que estabelece o conteúdo que deve ser ensinado nos colégios.

Mas cerca de 55% dos professores das escolas públicas estaduais do país não têm formação específica para essa disciplina e 81% deles reclamam da falta ou de materiais didáticos inadequados.

Esses são alguns dos dados do Observatório para o Ensino da Língua Inglesa no Brasil, apresentados nesta terça-feira (2) pelo British Council e foram analisados a partir de informações do último Censo Escolar, do Ministério da Educação.

A gerente sênior de Inglês da instituição, Cintia Toth, afirma que esses professores têm poucas horas de formação.

O Observatório mencionou também sobrecarga de trabalho para os professores de inglês da rede pública. Sessenta e cinco por cento dos educadores disseram que ensinam outras disciplinas. E quase 70% dão aulas da matéria em mais de seis turmas por semana.

Cintia Toth chamou a atenção para o fato de que grande parte dos professores da disciplina de inglês tem contrato temporário de trabalho.

Segundo o Observatório para o Ensino da Língua Inglesa no Brasil, a maioria dos professores de inglês na rede pública estadual é mulher da cor branca. Outro dado é que as professoras pretas e pardas ganham, em média, menos da metade do salário de homens brancos com o mesmo nível de ensino.

A ideia da British Council é contribuir para a elaboração de políticas de formação de professores das escolas públicas e de materiais didáticos, por meio do programa Habilidade para a Prosperidade.

A iniciativa já começou em alguns estados brasileiros; e, até 2023, deve chegar em todo o nosso país.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Arrecadação de 2020 mostra recuperação da economia, afirma Guedes

Mesmo com a crise econômica causada pelo coronavírus no país em 2020, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a queda na arrecadação dos impostos ficou acima do esperado pelas instituições financeiras.

Baixar arquivo
Saúde

Insumos para fabricar CoronaVac chegam nesta semana, diz Pazuello

Carregamento estava retido na China e deve gerar 8,5 milhões de doses. São 5,4 mil litros de IFA, Ingrediente Farmacêutico Ativo, que serão entregues ao Instituto Butantan. Ainda não há data para envio da matéria-prima necessária para produção da vacina de Oxford/AstraZeneca pela Fiocruz.

Baixar arquivo
Saúde

Rio vai começar a vacinar profissionais de saúde com mais de 60 anos

Ampliação da vacinação contra Covid-19 também vale para funcionários do sistema funerário. Na primeira fase foram priorizados trabalhadores que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus, além de idosos e deficientes que vivem em abrigos e indígenas.

Baixar arquivo
Geral

Desastre em Brumadinho: após 2 anos, famílias ainda aguardam Justiça

A Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos do Rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão (Avabrum) realizou atividades nesta segunda-feira para homenagear os mortos no desastre, pedir agilidade da Justiça no julgamento dos responsáveis pela tragédia e cobrar reforço nas buscas de 11 mortos que ainda estão desaparecidos.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio faz campanha de orientação em áreas de lazer

Orientações sobre os cuidados necessários para se divertir com segurança nas áreas de lazer ao ar livre.

Baixar arquivo
Geral

Covid: 7 estabelecimentos são fechados no Rio durante fim de semana

Fiscalização contra aglomerações rendeu ainda 42 multas e o reboque de quase 300 veículos do Leme ao Grumari.

Baixar arquivo