Metade dos professores de inglês da rede pública não tem formação

Dado consta de pesquisa de observatório do British Council

Publicado em 02/12/2020 - 15:29 Por Dayana Vítor - Brasília

O ensino do inglês passou a ser obrigatório a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, em todas as escolas brasileiras, agora em 2020. Essa determinação consta na Base Nacional Comum Curricular, documento do Ministério da Educação que estabelece o conteúdo que deve ser ensinado nos colégios.

Mas cerca de 55% dos professores das escolas públicas estaduais do país não têm formação específica para essa disciplina e 81% deles reclamam da falta ou de materiais didáticos inadequados.

Esses são alguns dos dados do Observatório para o Ensino da Língua Inglesa no Brasil, apresentados nesta terça-feira (2) pelo British Council e foram analisados a partir de informações do último Censo Escolar, do Ministério da Educação.

A gerente sênior de Inglês da instituição, Cintia Toth, afirma que esses professores têm poucas horas de formação.

O Observatório mencionou também sobrecarga de trabalho para os professores de inglês da rede pública. Sessenta e cinco por cento dos educadores disseram que ensinam outras disciplinas. E quase 70% dão aulas da matéria em mais de seis turmas por semana.

Cintia Toth chamou a atenção para o fato de que grande parte dos professores da disciplina de inglês tem contrato temporário de trabalho.

Segundo o Observatório para o Ensino da Língua Inglesa no Brasil, a maioria dos professores de inglês na rede pública estadual é mulher da cor branca. Outro dado é que as professoras pretas e pardas ganham, em média, menos da metade do salário de homens brancos com o mesmo nível de ensino.

A ideia da British Council é contribuir para a elaboração de políticas de formação de professores das escolas públicas e de materiais didáticos, por meio do programa Habilidade para a Prosperidade.

A iniciativa já começou em alguns estados brasileiros; e, até 2023, deve chegar em todo o nosso país.

 

Últimas notícias
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo