Consulta pública quer ouvir população de Minas sobre ano letivo 2021
Uma consulta pública na internet quer ouvir a população de Minas Gerais sobre o ano letivo na rede pública do estado de 2021.
A Secretaria de Educação quer informações sobre ensino híbrido, presencial e a distância, medidas de segurança nas escolas e a avaliação das ferramentas de ensino remoto adotadas pelo estado. O formulário pode ser respondido até dia 15 de janeiro pela internet.
A Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Geniana Guimarães Faria, afirma que a consulta é um momento de escuta sobre as estratégias para o ensino público.
Desde março, as aulas presenciais no estado estão suspensas. O ano letivo a distância, ainda de 2020, será encerrado no final de janeiro.
O governo do estado tentou o retorno das aulas presenciais na rede pública, mesmo que de forma parcial, no ano passado. Mas uma ação judicial do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais – SindUTE, garantiu a suspensão do retorno presencial até que o estado cumpra medidas sanitárias e que a pandemia esteja controlada.
Denise Romano, coordenadora geral do SindUTE, afirma que categoria é contra o retorno presencial até que seja garantida a vacinação que permita segurança nas escolas.
O governo mineiro prorrogou o estado de calamidade devido a pandemia do coronavírus até final de junho de 2021. Nesta terça-feira (05), Minas Gerais registrou mais de 550 mil contaminados e 12 mil mortes pela Covid. Segundo governo, a vacinação vai ocorrer assim que chegarem as vacinas do Ministério da Saúde.
A rede estadual de Minas Gerais tem 3.613 escolas, cerca de 1,7 milhão de alunos e 136 mil professores. O ano letivo de 2021 da rede pública do estado começa no dia 4 de março.





