Enem 2020: abstenção supera o 1º dia de prova e chega a 55,3%

Antes da pandemia, a média histórica de falta ao Enem era de 27%

Publicado em 25/01/2021 - 08:11 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A abstenção cresceu ainda mais neste domingo (24) em comparação com o domingo passado. No segundo dia de prova, 55,3% dos mais de 5,5 milhões de inscritos não compareceram ao Enem, contra 51% de abstenção no primeiro dia de prova. A média histórica de abstenção no exame, segundo o Inep, é de cerca de 27%.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse que o importante é garantir a oportunidade de fazer a prova, apesar da abstenção ter sido mais alta que o esperado.  

Ao contrário do domingo passado, quando 37 escolas em 11 cidades registraram problemas com lotação de salas, neste domingo o Inep não identificou esse tipo de problema. 

Ainda neste domingo 1.274 participantes foram eliminados por descumprirem as regras do exame e 14 emergências médicas foram registradas em todo o país, o que fez o Inep considerar que o dia de prova foi tranquilo.

Os participantes que não conseguiram fazer a prova por problemas de logística, como lotação de sala ou falta de luz no momento do exame, podem solicitar para fazer a reaplicação do Enem nos dias 23 e 24 de fevereiro. Basta entrar na página do participante do Enem na internet e fazer a solicitação a partir desta segunda-feira (25), até o dia 29 de janeiro.

Neste ano, por conta da pandemia, também poderão pedir a reaplicação da prova os estudantes que foram diagnosticados ou tiveram sintomas no dia da prova de doenças infectocontagiosas, incluindo a c ovid-19, como explicou o presidente do INEP, Alexandre Lopes.

Os resultados sobre o pedido de reaplicação serão divulgados no dia 12 de fevereiro. Segundo o Inep, até o momento, mais de 18 mil candidatos solicitaram a reaplicação por conta de doenças infectocontagiosas. 

 

Últimas notícias
Internacional

Lula viajará na quarta para participar de cúpula na Guiana

Lula vai discursar no encerramento da Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe, na Guiana, e deverá abordar temas comuns da agenda do Brasil, que este ano preside o G20 - grupo de países mais ricos do mundo, além da União Europeia e União Africana - com os países caribenhos. Está previsto, ainda, um encontro com o presidente da Guiana, Irfaan Ali. 

Baixar arquivo
Saúde

Governo vai enviar vacinas contra dengue para mais 29 cidades

Com esse novo lote, o Ministério da Saúde vai completar a lista dos 521 municípios selecionados para receber doses do imunizante até 15 de março. 

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de futebol do fim de semana

No domingo (25), pela Taça Guanabara, principal jogo da rodada, o Flamengo venceu o clássico contra o Fluminense por  2 a 0.

Baixar arquivo
Geral

Carne não deve ser lavada antes do cozimento, alerta especialista

Nutróloga orienta que nenhuma carne crua deve ser lavada. Só os pescados, no momento em que vai filetar a carne, ou lavar o peixe na hora que pescou.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Garimpo ilegal do Lourenço, no Amapá, cresce 304% entre 2022 e 2023

Além das áreas devastadas, a exposição à mercúrio é um dos principais danos à saúde da população ribeirinha. E pode causar tremores, insônia, perda de memória, convulsões, surtos psicóticos e morte. Para gestantes e crianças o perigo é ainda maior

Baixar arquivo
Economia

Banco deve oferecer pacote básico de serviços ao cliente

Uma Resolução do Banco Central determina que as instituições bancárias devem oferecer de forma gratuita cartões de débito, a realização de até quatro saques e duas transferências entre contas na mesma instituição por mês, assim como fornecer dois extratos e consultas pela internet e por telefone.

Baixar arquivo