Enem 2020: abstenção supera o 1º dia de prova e chega a 55,3%

Antes da pandemia, a média histórica de falta ao Enem era de 27%

Publicado em 25/01/2021 - 08:11 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A abstenção cresceu ainda mais neste domingo (24) em comparação com o domingo passado. No segundo dia de prova, 55,3% dos mais de 5,5 milhões de inscritos não compareceram ao Enem, contra 51% de abstenção no primeiro dia de prova. A média histórica de abstenção no exame, segundo o Inep, é de cerca de 27%.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse que o importante é garantir a oportunidade de fazer a prova, apesar da abstenção ter sido mais alta que o esperado.  

Ao contrário do domingo passado, quando 37 escolas em 11 cidades registraram problemas com lotação de salas, neste domingo o Inep não identificou esse tipo de problema. 

Ainda neste domingo 1.274 participantes foram eliminados por descumprirem as regras do exame e 14 emergências médicas foram registradas em todo o país, o que fez o Inep considerar que o dia de prova foi tranquilo.

Os participantes que não conseguiram fazer a prova por problemas de logística, como lotação de sala ou falta de luz no momento do exame, podem solicitar para fazer a reaplicação do Enem nos dias 23 e 24 de fevereiro. Basta entrar na página do participante do Enem na internet e fazer a solicitação a partir desta segunda-feira (25), até o dia 29 de janeiro.

Neste ano, por conta da pandemia, também poderão pedir a reaplicação da prova os estudantes que foram diagnosticados ou tiveram sintomas no dia da prova de doenças infectocontagiosas, incluindo a c ovid-19, como explicou o presidente do INEP, Alexandre Lopes.

Os resultados sobre o pedido de reaplicação serão divulgados no dia 12 de fevereiro. Segundo o Inep, até o momento, mais de 18 mil candidatos solicitaram a reaplicação por conta de doenças infectocontagiosas. 

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Fiocruz conclui estudo que mostra eficácia de vacinas contra a covid

O levantamento foi feito do dia 17 de janeiro até 19 de julho, a partir de mais de 66 milhões de registros de vacinas. E apontou que a efetividade dos imunizantes varia de acordo com a faixa etária do público.

Baixar arquivo
Cultura

Povoado Mumbuca, Jalapão, realiza festa da colheita do capim-dourado

As hastes da planta são utilizadas para a confecção de artesanatos, como bolsas, bijuterias e objetos de decoração. Essa técnica é uma herança dos índios Xerente, habitantes da região.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim Fiocruz aponta queda no número de casos e de mortes por covid

O número de casos e de mortes por covid -19 sofreu a maior queda desde o início de 2021, segundo o último Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz. São 12 semanas consecutivas de diminuição no número de mortes.

Baixar arquivo
Esportes

Filha de Pelé posta foto com o pai no Albert Einstein em SP

Kely Nascimento acompanha o pai, Pelé, que teria voltado à UTI, de onde saiu a dois dias, por conta de um problema de refluxo.

Baixar arquivo
Justiça

Criptoativos apreendidos serão depositados em conta judicial

O total apreendido, avaliado em cerca de R$ 150 milhões, vai ser depositado em uma conta judicial para destinação futura, a ser definida pela Justiça. A Câmara Criminal decidiu ainda criar um grupo de trabalho para auxiliar os procuradores em casos envolvendo moedas digitais.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Vacinação de gestante e puérpera está muito abaixo do esperado

. Pouco mais de 40% das gestantes e das mulheres que acabaram de dar à luz, as puerperas, tomaram pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus.

Baixar arquivo