Enem 2020: abstenção supera o 1º dia de prova e chega a 55,3%

Antes da pandemia, a média histórica de falta ao Enem era de 27%

Publicado em 25/01/2021 - 08:11 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A abstenção cresceu ainda mais neste domingo (24) em comparação com o domingo passado. No segundo dia de prova, 55,3% dos mais de 5,5 milhões de inscritos não compareceram ao Enem, contra 51% de abstenção no primeiro dia de prova. A média histórica de abstenção no exame, segundo o Inep, é de cerca de 27%.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse que o importante é garantir a oportunidade de fazer a prova, apesar da abstenção ter sido mais alta que o esperado.  

Ao contrário do domingo passado, quando 37 escolas em 11 cidades registraram problemas com lotação de salas, neste domingo o Inep não identificou esse tipo de problema. 

Ainda neste domingo 1.274 participantes foram eliminados por descumprirem as regras do exame e 14 emergências médicas foram registradas em todo o país, o que fez o Inep considerar que o dia de prova foi tranquilo.

Os participantes que não conseguiram fazer a prova por problemas de logística, como lotação de sala ou falta de luz no momento do exame, podem solicitar para fazer a reaplicação do Enem nos dias 23 e 24 de fevereiro. Basta entrar na página do participante do Enem na internet e fazer a solicitação a partir desta segunda-feira (25), até o dia 29 de janeiro.

Neste ano, por conta da pandemia, também poderão pedir a reaplicação da prova os estudantes que foram diagnosticados ou tiveram sintomas no dia da prova de doenças infectocontagiosas, incluindo a c ovid-19, como explicou o presidente do INEP, Alexandre Lopes.

Os resultados sobre o pedido de reaplicação serão divulgados no dia 12 de fevereiro. Segundo o Inep, até o momento, mais de 18 mil candidatos solicitaram a reaplicação por conta de doenças infectocontagiosas. 

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa segunda

Meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários. São quase 80 milhões de pessoas em todo país.

Baixar arquivo
Saúde

Serrana é primeira cidade a concluir vacinação em massa contra covid

Todos os moradores com mais de 18 anos tiveram direito à vacina, o equivalente a cerca de 28 mil pessoas no município que tem pouco mais de 46 mil habitantes.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo vence Palmeiras nos pênaltis e é bicampeão da Supercopa

O atual campeão brasileiro Flamengo venceu neste domingo (11) o Palmeiras, atual campeão da Copa do Brasil, pelo placar de 6 a 5, nos pênaltis.

Baixar arquivo
Política

Agenda da semana tem CPI da Covid-19 e nova Lei da Segurança Nacional

A CPI da Covid-19; um projeto para revogar decretos presidenciais que ampliaram o acesso a armas e munições; e uma proposta para substituir a atual Lei de Segurança Nacional estão entre os temas desta semana no Congresso.

Baixar arquivo
Justiça

STF deve julgar instalação da CPI da Covid-19 na quarta (14)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, antecipou para esta quarta-feira (14) o julgamento em plenário sobre a instalação da CPI da Covid-19 no Senado Federal.

Baixar arquivo
Política

Munhoz de Melo (PR) realiza eleição neste domingo

Os pouco mais de 3,3 mil eleitores da cidade da região Norte Central paranaense terão que escolher um novo prefeito e vice-prefeito apenas cinco meses após a eleição municipal de 2020.

Baixar arquivo