Enem tem abstenção de 51%, a maior da história do exame

Quase 3 mil estudantes foram eliminados nesse domingo

Publicado em 18/01/2021 - 08:57 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Em meio a pandemia, o Exame Nacional do Ensino Médio teve a maior abstenção da história. 51% dos mais de 5,5 milhões de estudantes inscritos não apareceram no local da prova neste domingo (17). Em 2019, a abstenção foi de 23%.

O segundo ano com a maior abstenção da história foi em 2009, quando 37% dos inscritos não compareceram.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, considerou o Enem um sucesso e responsabilizou a campanha contra a aplicação do exame durante a pandemia como um dos motivos da alta abstenção. 

Sobre os relatos de alunos que não puderam fazer a prova por causa de lotação da sala, que precisava ser mais vazia para respeitar o distanciamento social, o INEP, instituto responsável pelo exame, informou que foram identificados 11 locais de prova com mais alunos que o permitido, nas cidades de Florianópolis, em Santa Catarina, Curitiba e Londrina, no Paraná, além das cidades gaúchas Pelotas, Caxias do Sul e Canoas.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que nenhum aluno será prejudicado e que quem teve algum problema de logística poderá fazer a prova nos dias 23 e 24 de fevereiro, na reaplicação do exame.  

Farão a prova em fevereiro ainda os 160 mil inscritos no estado do Amazonas, mais os cerca de 3 mil alunos dos municípios de Rondônia, Espigão do Oeste e Rolim de Moura. Esses locais tiveram a prova suspensa ou por decisão judicial ou por decreto das autoridades locais, devido a pandemia do novo coronavírus.

O Enem realizado nesse domingo registrou ainda 2.967 candidatos eliminados por desrespeitarem as regras do exame, como portar equipamento eletrônico ou não seguir as instruções do fiscal da prova.

Outra novidade deste ano foi a possibilidade de o estudante remarcar a prova caso esteja com sintomas ou confirmação de doença infecciosa, como a covid-19. Foram mais de 10 mil pedidos de reaplicação de exames para alunos que alegavam algum problema de saúde, sendo pouco mais de 8 mil pedidos deferidos pelo INEP.

 

 

Últimas notícias
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo