Niterói classifica educação como atividade essencial

Com isso, escolas poderão funcionar e ano letivo deve começar em março

Publicado em 20/01/2021 - 12:50 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A prefeitura de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, reposicionou a educação como atividade essencial na cidade. Significa que as escolas poderão funcionar e o ano letivo está previsto para começar em março.

A medida, que será publicada no Diário Oficial do município nos próximos dias, tem que acompanhar o avanço, ou não, da pandemia de covid-19 na cidade e só vale a partir do sinal laranja.

Com o sinal amarelo, além do ensino médio e do fundamental, a autorização vale para a educação infantil. Em Niterói, o avanço da pandemia é monitorado pelas cores verde, amarelo, laranja e vermelho, o mais grave. Segundo a prefeitura, atualmente a cidade está no nível amarelo.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, destacou que a revisão do plano de transição gradual do novo normal foi concluída na semana passada.

Estudos mostraram que as preocupações do início da pandemia, sobre a transmissão da doença pelas crianças, não se confirmaram.

Ele lembrou que as aulas do ensino médio no município foram retomadas em setembro de 2020 e que não houve registro de surtos de covid-19.

O secretário de Educação de Niterói, Vinícius Wu, ressaltou que não há orientação para reabertura imediata das escolas. No caso da rede pública, a retomada das atividades ainda será discutida com o Sindicato dos Professores, OAB, Ministério Público e representantes da sociedade civil.

 

Últimas notícias
Geral

Inmet emite alerta laranja de perigo para chuvas intensas

Aviso laranja de perigo pra chuvas intensas inclui ventos fortes, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e  descargas elétricas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

“Quem tem fome, tem urgência”, afirma Joenia Wapichana

Em entrevista, a presidente da Funai falou da distribuição de cestas de alimentos para povos indígenas e de kits de ferramentas, para o desenvolvimento da agricultura. Também destacou a importância da demarcação das terras indígenas e o acesso à documentação civil. 

Baixar arquivo
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo