Niterói classifica educação como atividade essencial
A prefeitura de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, reposicionou a educação como atividade essencial na cidade. Significa que as escolas poderão funcionar e o ano letivo está previsto para começar em março.
A medida, que será publicada no Diário Oficial do município nos próximos dias, tem que acompanhar o avanço, ou não, da pandemia de covid-19 na cidade e só vale a partir do sinal laranja.
Com o sinal amarelo, além do ensino médio e do fundamental, a autorização vale para a educação infantil. Em Niterói, o avanço da pandemia é monitorado pelas cores verde, amarelo, laranja e vermelho, o mais grave. Segundo a prefeitura, atualmente a cidade está no nível amarelo.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, destacou que a revisão do plano de transição gradual do novo normal foi concluída na semana passada.
Estudos mostraram que as preocupações do início da pandemia, sobre a transmissão da doença pelas crianças, não se confirmaram.
Ele lembrou que as aulas do ensino médio no município foram retomadas em setembro de 2020 e que não houve registro de surtos de covid-19.
O secretário de Educação de Niterói, Vinícius Wu, ressaltou que não há orientação para reabertura imediata das escolas. No caso da rede pública, a retomada das atividades ainda será discutida com o Sindicato dos Professores, OAB, Ministério Público e representantes da sociedade civil.