A Universidade de Brasília (UnB) adiou a aplicação das provas da primeira e segunda etapas do Programa de Avaliação Seriada, o PAS. A aplicação do exame está agendada, agora, para os dias 20 de junho, no caso do PAS 2, para o segundo ano do ensino médio, e 27 de junho para o PAS 1, para alunos do primeiro ano.
Em nota, a Unb informou que a decisão foi tomada após análise do cenário da pandemia da covid-19 no Distrito Federal.
Inicialmente o PAS 1 estava marcado para o dia 21 de março, e o PAS 2, para o dia 14. Apesar da decisão envolvendo as duas primeiras etapas, o PAS 3, para o terceiro ano, continua marcado para o dia 7 de março, por apresentar no seu histórico um registro menor de candidatos.
Além das provas, a UnB decidiu prorrogar até 26 de fevereiro as inscrições para a primeira e segunda etapas. O edital está disponível na página da banca organizadora, Cebraspe.
O diretor de um cursinho preparatório para o PAS no Distrito Federal Lucas Eduardo já esperava pelo adiamento e considera que a decisão não favorece os estudantes.
Já o membro da direção pedagógica de um pré-vestibular Diego Bernadelli apoia a decisão da banca de adiar as provas. Ele afirma que a medida é fundamental no atual contexto sanitário e educacional, por causa da pandemia.
O PAS é um dos sistemas de ingresso na UNB em que o estudante realiza um exame a cada ano durante o Ensino Médio e representa hoje cerca de 50% dos ingressos anuais na universidade.
* Com supervisão de Jéssica Gonçalves




