O ano letivo começou nesta segunda-feira (8) na rede pública municipal do Rio de Janeiro. Os alunos das mais de 1,5 mil unidades de ensino poderão acompanhar as aulas que estão sendo transmitidas pela TV Escola, de segunda a sexta-feira, das 7h30 até as 20h. Após a transmissão, os vídeos ficarão disponíveis pelo Youtube.
A grade contempla conteúdos de todas as séries, desde a educação infantil até o ensino de jovens e adultos.
O início das atividades remotas não modificou, no entanto, a programação de retorno das aulas presenciais. Mesmo com a greve decretada pelos professores, a Prefeitura manteve o plano de receber os alunos de forma escalonada, a partir do dia 24 deste mês, conforme reafirmou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, na aula inaugural transmitida pela internet.
Mas a quantidade máxima de alunos dentro das escolas vai depender da situação de cada bairro na escala de risco para contágio da covid-19. Por isso, mesmo com a volta presencial, as atividades remotas serão mantidas, inclusive para atender aos alunos que não quiserem retornar por medo da pandemia.
A partir do próximo dia 23, os alunos também poderão acessar o aplicativo Rio Educa em Casa, utilizando um pacote de dados que será custeado pela prefeitura. Já aqueles que não têm equipamentos para acessar a internet ou vivem em áreas sem cobertura, poderão retirar materiais impressos nas próprias escolas.
O secretário explicou que, com a aprovação automática no ano passado, os alunos avançaram de série, mas estudar este ano o conteúdo perdido na série anterior.
Já na rede pública estadual, ao longo do mês de fevereiro, os alunos serão recebidos em horários agendados para receber o material impresso, kit alimentação e responder a um questionário socioemocional, que vai nortear as ações de acolhimento. As aulas, por sua vez, serão iniciadas no dia 1º de março.
![Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Brasília (DF), 09/12/2024 - Sessão deliberativa da Cãmara dos Deputados. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 23/042023 - Membros da Central Única das Favelas do Rio de Janeiro (CUFA Rio) fazem separação e distribuição de livros doados para instituições e bibliotecas comunitárias de favelas, em Madureira. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 17/12/2024 A Câmara dos Deputados durante sessão plenária semipresencial para apreciar e votar o projeto de lei complementar (PLP 68/2024) que regulamenta a primeira parte da reforma tributária. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Alile Dara Onawale/Sony Pictures Brasília (DF), 23/09/2024 - Cena do filme Ainda estou aqui. Foto: Alile Dara Onawale/Sony Pictures](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arte EBC Crianças Sabidas - G20 - Mudanças Climáticas](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)