Alunos de escolas públicas do Rio começam ano letivo com aulas on-line

Publicado em 08/02/2021 - 20:35 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O ano letivo começou nesta segunda-feira (8) na rede pública municipal do Rio de Janeiro. Os alunos das mais de 1,5 mil unidades de ensino poderão acompanhar as aulas que estão sendo transmitidas pela TV Escola, de segunda a sexta-feira, das 7h30 até as 20h. Após a transmissão, os vídeos ficarão disponíveis pelo Youtube.

A grade contempla conteúdos de todas as séries, desde a educação infantil até o ensino de jovens e adultos.

O início das atividades remotas não modificou, no entanto, a programação de retorno das aulas presenciais. Mesmo com a greve decretada pelos professores, a Prefeitura manteve o plano de receber os alunos de forma escalonada, a partir do dia 24 deste mês, conforme reafirmou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, na aula inaugural transmitida pela internet.

Mas a quantidade máxima de alunos dentro das escolas vai depender da situação de cada bairro na escala de risco para contágio da covid-19. Por isso, mesmo com a volta presencial, as atividades remotas serão mantidas, inclusive para atender aos alunos que não quiserem retornar por medo da pandemia.

A partir do próximo dia 23, os alunos também poderão acessar o aplicativo Rio Educa em Casa, utilizando um pacote de dados que será custeado pela prefeitura. Já aqueles que não têm equipamentos para acessar a internet ou vivem em áreas sem cobertura, poderão retirar materiais impressos nas próprias escolas.

O secretário explicou que, com a aprovação automática no ano passado, os alunos avançaram de série, mas estudar este ano o conteúdo perdido na série anterior. 

Já na rede pública estadual, ao longo do mês de fevereiro, os alunos serão recebidos em horários agendados para receber o material impresso, kit alimentação e responder a um questionário socioemocional, que vai nortear as ações de acolhimento. As aulas, por sua vez, serão iniciadas no dia 1º de março.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo