Rio de Janeiro lança aplicativo para ensino remoto

Rioeduca em Casa tem navegação gratuita

Publicado em 23/02/2021 - 14:11 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Professores e estudantes da rede municipal de educação do Rio já podem contar com um aplicativo para o ensino remoto. O "Rioeduca em Casa" pode ser baixado para celulares android e tem navegação gratuita, sem consumo do plano de internet.

Segundo a Secretaria de Educação, por meio da plataforma é possível acessar os conteúdos online da rede municipal, como aulas gravadas pelos professores e materiais pedagógicos, além de um chat para tirar dúvidas e receber exercícios corrigidos à distância. Os docentes podem acompanhar a participação dos estudantes.

Para acessar, os professores precisam logar com o email e senha institucionais. No caso dos estudantes, também é necessário informar email, composto pelos 13 dígitos da matrícula, seguido pelo @alunocarioca.rio.

Os usuários precisam do pacote de dados de internet apenas para o dowload e cadastro no aplicativo.

De acordo com a Secretaria, a tecnologia estará disponível em breve também para modelos IOS.

Parte das crianças matriculadas na rede municipal de ensino está retornando às salas de aula. Na fase inicial do plano de retorno, que começa nesta quarta-feira, devem voltar de forma opcional os alunos da pré-escola e do primeiro e segundo anos do ensino fundamental.

Na apresentação do plano, o Secretário de Educação Renan Ferreirinha reconheceu que a infraestrutura da rede é um desafio e que algumas escolas vão demandar mais adaptações para garantir segurança aos envolvidos.

A expectativa é de retorno agora de 7 mil estudantes em 38 das mais de 1,5 mil unidades da rede municipal de ensino.

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo