Vestibular da Uerj é adiado para maio

Direção da universidade alega aumento de casos de covid-19 no estado

Publicado em 10/02/2021 - 09:30 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, adiou para 2 de maio o vestibular, inicialmente marcado para o próximo dia 28. O anúncio foi feito devido ao aumento nos casos de covid-19 no estado.

Com a exclusão do exame discursivo, o modelo de avaliação terá uma única prova, com questões objetivas e redação.A direção da Uerj informou que todos os 46.209 candidatos inscritos no exame que seria em fevereiro estão automaticamente incluídos para fazer a prova na nova data. Mais adiante, todos deverão escolher o curso em que desejam ingressar, bem como informar a opção pelo sistema de cotas.

Um desses estudantes é Luis Guilherme Bittencourt, que vai tentar vaga no curso de Matemática.

Apesar do adiamento, os dois livros de literatura exigidos para as provas permanecem os mesmos. São “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto, e “1984”, de George Orwell.

O adiamento do vestibular levou em consideração parecer da Comissão para Acompanhamento e Suporte à Tomada de Decisão sobre o coronavírus na Uerj, que avalia os riscos da pandemia. A comissão recomenda que deverão ser mantidas as atividades remotas; serviços considerados essenciais, com limite de acesso; e proibição de qualquer evento de aglomeração.

Apesar do transtorno, a aluna Rachell Rodrigues, que vai concorrer a uma vaga no curso de Direito, acha que a mudança na data proporciona uma disputa mais igualitária pelas vagas.

Segundo a Uerj, o edital reformulado sairá em breve, com todas as orientações relativas ao exame. As informações serão divulgadas pelos canais oficiais da instituição, nos sites www.uerj.br  e www.vestibular.uerj.br

Últimas notícias
Política

PEC dos Precatórios é promulgada pelo Congresso Nacional

A proposta aprovada possibilita a mudança no cálculo do teto de gastos e abre um espaço de R$ 106 bilhões no Orçamento da União. Parte dos recursos deverá custear o Auxílio Brasil. 

Baixar arquivo
Saúde

Butantan vai doar 400 mil vacinas de gripe para o Rio de Janeiro

A cidade está com imunização parada há seis dias, por falta de vacinas, e teve 21 mil casos da doença diagnosticados nas últimas três semanas.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer diz que três doses de vacina podem neutralizar variante Ômicron

Estudo preliminar mostrou que duas doses podem não ser suficientes para proteger as pessoas contra a infecção pela nova variante. Ainda assim, as empresas afirmam que duas aplicação são capazes de proteger contra casos graves da doença.

Baixar arquivo
Economia

CNA projeta crescimento de 2,4% no PIB da agropecuária em 2022

A safra 2021/2022 deve chegar a 289 milhões de toneladas, volume 14% maior que a anterior; foram produzidas na safra 2020/2021 252 toneladas de grãos. 

Baixar arquivo
Saúde

Consórcio Nordeste pede cancelamento de festas de Ano Novo e carnaval

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu uma recomendação para que os estados não realizem as festas de Réveillon e o carnaval, uma vez que colocar milhões de pessoas nas ruas, em aglomerações, é assumir um risco.

Baixar arquivo
Internacional

Olaf Scholz é eleito novo chanceler da Alemanha

Aos 63 anos, o ex-ministro das Finanças de Angela Merkel se torna o nono chanceler da Alemanha no pós-guerra. Ele venceu a votação secreta por 395 votos do 736 deputados do plenário.

Baixar arquivo