Depois de mais um episódio de violência sexual, estudantes da pós-graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) fizeram um abaixo assinado virtual reivindicando condições adequadas no alojamento da instituição, no município de Seropédica, na Baixada Fluminense. Segundo o relato das alunas, uma das alojadas sofreu uma tentativa de estupro no último final de semana. Ela foi abordada por um homem na entrada do prédio, reagiu e acabou socorrida por colegas, que acionaram a guarda local. O criminoso fugiu.
Todas relatam que se sentem vulneráveis diante da falta de estrutura da moradia e reforçam que não é o primeiro caso de violência. Segundo descrito no abaixo-assinado, o prédio, que pertence a instituição de ensino, é de fácil acesso a estranhos e não conta com segurança 24 horas. Durante a pandemia, mesmo com a suspensão das atividades presenciais, algumas alunas permaneceram alojadas, devido à distância de suas cidades de origem e mesmo da falta de condições e estrutura para manter a rotina de estudos e pesquisa em suas casas.
Em nota, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro informou que tão logo soube do ocorrido no alojamento agendou a reunião entre representantes da instituição e estudantes. Segundo o texto, entre as providências tomadas, está a suspensão das atividades presenciais no campus, que estejam impondo a permanência de alunas no alojamento. Além disso, foi oferecido apoio logístico, com a compra de passagens, para que as estudantes retornem aos estados de origem durante a pandemia e apoio psicológico à estudante vítima da violência do ultimo final de semana. A pró-reitoria se comprometeu a reiterar também à administração central o pedido de vigilância e verificar a possibilidade de instalação de câmeras externas no alojamento.
Atualização (em 1º de abril de 2021): De acordo com as estudantes, após a manifestação e as reuniões realizadas, a universidade, em conjunto com a Associação de Moradores do bairro Ecologia, já começou a instalar câmeras de monitoramento, e construir uma cerca ao redor do alojamento. Além disso, guardas foram deslocados para reforçar a segurança.