São Paulo inclui educação em lista de atividades essenciais

Decisão permite que escolas retomem atividades presenciais

Publicado em 28/03/2021 - 15:42 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Educação vira atividade essencial em São Paulo. O decreto do governo paulista foi publicado no sábado (27), dia que o número de mortes no estado voltou a passar a marca de mil.

Um decreto publicado nesse sábado no Diário Oficial passou a classificar as atividades educacionais como essenciais no estado de São Paulo.

Com a decisão, o governo autoriza a retomada das atividades presenciais nas escolas mesmo na fase emergencial.

Na sexta-feira, horas antes do decreto, o secretário de Educação do Estado, Rossieli Soares, confirmou que as escolas podem abrir na fase emergencial, mas recomendou atividades virtuais até o dia 11 de abril.

Apesar da recomendação do secretário de Educação, na prática, escolas públicas ou particulares estão autorizadas a retomar as atividades presenciais.

Donos de escolas particulares vêm pressionando para retomar as atividades. Segundo o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo, mesmo com o megaferiado decretado para a cidade de São Paulo, grandes escolas da capital paulista mantiveram as atividades, ainda que online, para os estudantes.

Já um informativo do Sindicato dos Professores da Rede Pública Estadual publicado nesse sábado lembrou que uma decisão judicial proibiu a retomada das atividades presenciais nas escolas até o dia 11 de abril. Eles pedem a vacinação de todos os trabalhadores da educação, independente da faixa etária, antes do retorno às aulas.

O governo anunciou que começa a vacinação de professores e funcionários da rede pública e privada de ensino a partir do dia 12, mas apenas pra quem tem mais de 47 anos.

Com o número de mortes por Covid-19 batendo recordes, o governo prorrogou a fase emergencial, a mais restritiva do plano de contingência contra o coronavírus, até o dia 11 de abril.

No dia em que o decreto foi publicado, o estado voltou a ultrapassar a marca de mil mortes por dia, e registrou 1.051 óbitos.

Edição: Raquel Mariano/ Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Serrana é primeira cidade a concluir vacinação em massa contra covid

Todos os moradores com mais de 18 anos tiveram direito à vacina, o equivalente a cerca de 28 mil pessoas no município que tem pouco mais de 46 mil habitantes.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo vence Palmeiras nos pênaltis e é bicampeão da Supercopa

O atual campeão brasileiro Flamengo venceu neste domingo (11) o Palmeiras, atual campeão da Copa do Brasil, pelo placar de 6 a 5, nos pênaltis.

Baixar arquivo
Política

Agenda da semana tem CPI da Covid-19 e nova Lei da Segurança Nacional

A CPI da Covid-19; um projeto para revogar decretos presidenciais que ampliaram o acesso a armas e munições; e uma proposta para substituir a atual Lei de Segurança Nacional estão entre os temas desta semana no Congresso.

Baixar arquivo
Justiça

STF deve julgar instalação da CPI da Covid-19 na quarta (14)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, antecipou para esta quarta-feira (14) o julgamento em plenário sobre a instalação da CPI da Covid-19 no Senado Federal.

Baixar arquivo
Política

Munhoz de Melo (PR) realiza eleição neste domingo

Os pouco mais de 3,3 mil eleitores da cidade da região Norte Central paranaense terão que escolher um novo prefeito e vice-prefeito apenas cinco meses após a eleição municipal de 2020.

Baixar arquivo
Geral

Projeto de assentamento vai beneficiar 170 famílias em Anapu, no Pará

De acordo com o Incra, o planejamento para o processo de seleção acontece ainda no primeiro semestre de 2021. 

 

Baixar arquivo