Inscrições do Enem 2021 começam em 30 de junho também para treineiros

Publicado em 19/06/2021 - 17:31 Por Com supervisão de Nadia Faggiani, Luísa Câmara estagiária da Rádio Nacional - Brasília

Estudantes que ainda não completaram o terceiro ano do ensino médio e estão interessados em fazer o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio para se autoavaliar, podem se inscrever para a prova como treineiros, mas, apenas para a versão impressa. O Enem Digital é exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa em 2021.

A inscrição para fazer a prova como treineiro pode ser feita do dia 30 de junho até o dia 14 de julho, mesmo período dos demais participantes do exame, por meio da Página do Participante.

É importante lembrar também que o candidato inscrito como treineiro será submetido às mesmas regras que os demais, com exceção da divulgação dos resultados que será feita 60 dias depois. Além disso, vale destacar que esses participantes não podem utilizar os resultados individuais para o acesso à educação superior e a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante de nível superior, mas somente para fins de autoavaliação e familiarização da prova.

O professor de geografia Robson Lucas esclarece que é essencial que o aluno tenha contato com o exame e perceba que é uma prova diferenciada dos vestibulares tradicionais.

Assim como os demais candidatos, os treineiros devem informar, no momento da inscrição, o número do CPF e a data de nascimento, além de e-mail e número de telefone válidos. Rosa Morena, de 17 anos, quer tentar uma vaga para o curso de Direito; ela explica que já fez o Enem nos dois anos anteriores para conhecer a prova e diz que gostou da experiência.

Esse é o caso também de Sofia Chagas, que tem 17 anos e está concluindo os estudos no Ensino Médio. Sofia quer cursar medicina e conta que fez a prova uma vez como treineira e que está se preparando bastante este ano com base na prova anterior.

A aplicação do Enem ocorre em dois dias e as notas do exame podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas.

Edição: Nadia Faggiani/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Ministro de Minas e Energia descarta risco de apagão no país

Bento Albuquerque disse que o país atravessa a pior crise hídrica dos últimos 90 anos, com falta de chuvas nos principais reservatórios, mas setor elétrico soube trabalhar para superar o problema.

Baixar arquivo
Saúde

Cidades de São Paulo cancelam carnaval de 2022

São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Santo André decidiram cancelar o carnaval do ano que vem com receio do aumento de casos da variante Ômicron. 

Baixar arquivo
Economia

Fecomércio lamenta cancelamento do Réveillon no Rio de Janeiro

O presidente da Fecomércio reconheceu a importância do evento para setores fundamentais da economia, mas admitiu os riscos que a nova variante do coronavírus representariam em uma celebração desse porte.

Baixar arquivo
Saúde

Festa de Réveillon em Copacabana, no Rio de Janeiro, é cancelada

O fator predominante para cancelar o evento é o risco que representaria, diante do avanço em vários países da nova variante do coronavírus. A Ômicron já tem casos confirmados também no Brasil, por enquanto em pessoas que chegaram do exterior.

Baixar arquivo
Cultura

Bienal do Livro festeja reencontro de autores e público

Este ano, a festa literária faz homenagem a Zuenir Ventura. Na programação do fim de semana, debates sobre juventude, poesia, sustentabilidade, cultura geek e pop, saúde mental, e tendências do mercado literário.

Baixar arquivo
Cultura

Orquestra Maré do Amanhã se apresenta no Jardim Botânico

Criado em agosto de 2010, o projeto Orquestra Maré do Amanhã leva música clássica a crianças e adolescentes, moradores do Complexo de Favelas, considerado um dos maiores da zona norte carioca. 

Baixar arquivo