Inscrições do Enem 2021 começam em 30 de junho também para treineiros

Publicado em 19/06/2021 - 17:31 Por Com supervisão de Nadia Faggiani, Luísa Câmara estagiária da Rádio Nacional - Brasília

Estudantes que ainda não completaram o terceiro ano do ensino médio e estão interessados em fazer o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio para se autoavaliar, podem se inscrever para a prova como treineiros, mas, apenas para a versão impressa. O Enem Digital é exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa em 2021.

A inscrição para fazer a prova como treineiro pode ser feita do dia 30 de junho até o dia 14 de julho, mesmo período dos demais participantes do exame, por meio da Página do Participante.

É importante lembrar também que o candidato inscrito como treineiro será submetido às mesmas regras que os demais, com exceção da divulgação dos resultados que será feita 60 dias depois. Além disso, vale destacar que esses participantes não podem utilizar os resultados individuais para o acesso à educação superior e a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante de nível superior, mas somente para fins de autoavaliação e familiarização da prova.

O professor de geografia Robson Lucas esclarece que é essencial que o aluno tenha contato com o exame e perceba que é uma prova diferenciada dos vestibulares tradicionais.

Assim como os demais candidatos, os treineiros devem informar, no momento da inscrição, o número do CPF e a data de nascimento, além de e-mail e número de telefone válidos. Rosa Morena, de 17 anos, quer tentar uma vaga para o curso de Direito; ela explica que já fez o Enem nos dois anos anteriores para conhecer a prova e diz que gostou da experiência.

Esse é o caso também de Sofia Chagas, que tem 17 anos e está concluindo os estudos no Ensino Médio. Sofia quer cursar medicina e conta que fez a prova uma vez como treineira e que está se preparando bastante este ano com base na prova anterior.

A aplicação do Enem ocorre em dois dias e as notas do exame podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas.

Edição: Nadia Faggiani/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Projeto que autoriza privatização dos Correios é aprovado na Câmara

O parecer do relator, deputado Gil Cutrim, do Republicanos, prevê  que  após o leilão, a estatal será transformada em uma empresa de economia mista, que passará a ser chamada de Correios do Brasil. E a  Anatel passa a regulamentar os serviços postais.

Baixar arquivo
Política

Lei de combate à violência política contra a mulher é sancionada

Uso indevido pelos partidos de nomes de mulheres apenas para o preenchimento da cota de 30% e o desvio dos recursos destinados ao financiamento das campanhas femininas estão entre os principais casos de violência política contra a mulher no Brasil.

Baixar arquivo
Segurança

Operação Shark desarticula grupo que aplicava golpes em empréstimos

Uma ação conjunta das polícias civis do Distrito Federal e do Rio de Janeiro desarticulou nesta quinta-feira um grupo especializado em aplicar golpes de empréstimos de dinheiro. Além do Rio e do DF, os criminosos atuavam nos estados de São Paulo e Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

41 pessoas recebem medalhas do Mérito Médico e Mérito Oswaldo Cruz

As medalhas de ouro foram entregues a 15 ministros do governo, além dos presidentes da Câmara, Arthur Lira e do Senado, Rodrigo Pacheco

Baixar arquivo
Economia

Dia dos Pais: 32% dos brasileiros devem dar presentes aponta pesquisa

Domingo é Dia dos Pais. E pesquisa da Associação Comercial de São Paulo aponta que apenas 32% dos brasileiros planejam comprar um presente para celebrar a data. A pesquisa nacional mostra ainda que 19% dos consumidores ouvidos ainda estão indecisos.

Baixar arquivo