Reitor repudia tramitação de projeto que prevê extinção da UERJ

Publicado em 20/08/2021 - 20:26 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ricardo Lodi, reagiu de forma veemente ao projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa que propõe a extinção da UERJ. Além do fechamento da oitava instituição de ensino superior mais importante do país, a proposta defende a transferência do seu patrimônio e alunos para a iniciativa privada.

O projeto de autoria do deputado Anderson Moraes, do PSL, teve a tramitação por comissões da Casa Legislativa publicada no Diário Oficial do estado.

Ricardo Lodi afirmou que a proposta é inconstitucional e ressaltou a importância da instituição publica.

Durante sessão plenária nesta quinta-feira, o presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano, afirmou que, apesar do projeto ter sido protocolado e entrado no sistema da Alerj, enquanto ele presidir a casa, a chance da proposta entrar em pauta é zero.

O deputado Anderson Moraes argumentou, na justificativa do seu projeto, afirma que o objetivo é trazer maior eficiência ao ensino superior com redução de despesas, aumento da receita estadual e libertação ideológica dos estudantes.

O texto afirma ainda que a UERJ é um dos órgãos estaduais que causam maior impacto no orçamento do Rio de Janeiro.

A UERJ foi criada em 1950, por decreto municipal, quando o Rio de Janeiro ainda era capital do país, com o nome de Universidade do Distrito Federal. Em 1961, após a transferência da capital para a recém-inaugurada Brasília, a instituição passou a se chamar Universidade do Estado da Guanabara e, em 1975, ganhou o nome definitivo de Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Primeira universidade do país a implantar um sistema de reserva de vagas por cotas raciais para ingresso via vestibular, a UERJ tem atualmente cerca de 43 mil alunos, distribuídos por 16 campis, 515 laboratórios e duas unidades de saúde, que prestam importante papel no atendimento médico à população.

Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo