Mais de 90% das instituições ainda não emitem o diploma digital

Publicado em 28/09/2021 - 15:12 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A três meses do fim do prazo para as instituições de ensino superior implementarem o diploma digital, mais de 90% dos estabelecimentos ainda não começaram a emitir nesse formato. É o que aponta a pesquisa realizada pela Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação para saber como está o processo de adoção do sistema de diploma digital pelo país. Somente 78 instituições emitem o diploma digital, o que totalizam mais de 15 mil até o momento.

22% não iniciaram o processo de implantação, mesmo com o prazo chegando ao fim, em 31 de dezembro deste ano. O restante das instituições está em fase de planejamento, implantação ou finalização. Essa última etapa é onde estão quase 60% das universidades federais do país, também responsáveis pelo registro de diplomas de outras instituições que apenas emitem.

O secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas, explica que a pandemia, por si só, não justifica a baixa adesão para implementar a novidade nas instituições particulares. Essas, segundo ele, precisam apenas emitir o diploma digital, na maior parte, enquanto outras universidades particulares e as federais são responsáveis por emitir e também registrar esses documentos.

A pesquisa mostra que a implantação do diploma digital pode contribuir, de acordo com as instituições analisadas, para a diminuição do risco de fraude, agilidade na entrega, redução de custos e simplificação do processo.

A portaria que determina a implantação do diploma digital para todos os formados no Brasil, em instituições reconhecidas pelo MEC, foi publicada em 2018. Ainda restam dúvidas técnicas no processo de implantação e isso pode explicar o porquê de muitas instituições ainda estarem longe de emitir o documento no novo formato até o fim do prazo. Entre as dúvidas estão o fluxo de informações para o registro do diploma emitido, assinatura digital, segunda via, carimbo, cancelamento em caso de erro, diploma para estrangeiros ou revalidação, entre outros pontos.

No ano passado, o MEC lançou uma plataforma online para a validação nacional dos diplomas de cursos superiores. As primeiras universidades federais que passaram a emitir o comprovante de graduação em meio digital foram a Universidade Federal da Paraíba e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa teve a participação de 2051 instituições, que representam 68% das mais de TRÊS MIL registradas pelo MEC.

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo