MEC oferece curso para educação de surdos em tempos de pandemia

Publicado em 10/09/2021 - 18:47 Por *Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do curso 'Educação de Surdos em Tempos de Pandemia', destinado a professores da educação básica de todo o país. 

Promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais, o curso de formação continuada vai destinar mil vagas a professores que atuam ou desejam atuar na educação de surdos. 

As aulas são virtuais e têm duração de seis meses - de outubro deste ano até março do ano que vem - com carga horária de 180 horas.

De acordo com Marisa Lima, idealizadora do curso e professora da Universidade Federal de Uberlândia, a iniciativa busca habilitar professores para a educação de surdos no ensino remoto. Marisa, que é surda, explicou por meio de mensagem de texto que, por causa da pandemia, as aulas foram reformuladas para o ensino virtual e muitos professores carecem de formação nesse sentido.

Além disso, ela destacou que a capacitação também traz propostas de ensino com atividades lúdicas, jogos e recursos que propiciam o desenvolvimento de alunos surdos desde a alfabetização até o ensino médio.

A professora do ensino fundamental da rede pública de ensino do município mineiro de Patos de Minas Ane Karole Maia participou da primeira edição do curso e diz que a experiência permitiu a ampliação de estratégias e metodologias para o atendimento especializado de alunos surdos.  

As inscrições para o curso vão até o dia 25 de setembro. Para conferir o edital e fazer a inscrição, basta acessar o site do mec pelo endereço gov.br/mec

*Com produção de Ariane Póvoa

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Meio Ambiente

MPF recomenda que Funai renove portarias que protegem terras indígenas

As portarias são as únicas formas de proteção das áreas e dos povos isolados. O fim da validade dos documentos expõe os territórios ao risco de grilagens e ocupações irregulares.

Baixar arquivo
Saúde

Idosos de 84 a 89 anos podem tomar terceira dose nesta semana no Rio

Pacientes com alto grau de imunossupressão, maiores de 60 anos , também poderão se vacinar

Baixar arquivo
Segurança

Fiocruz supera 4,5 milhões de vacinas na semana

Com a entrega, a Fiocruz alcança a marca de 96,5 milhões de doses disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Este domingo é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Centro Cultural Banco do Brasil promove, a partir das14h, conversas públicas presenciais em suas unidades, para ampliar o conhecimento e envolver a todos nos diferentes aspectos que caracterizam esta luta, que deve envolver todos os brasileiros com ou sem deficiência.

Baixar arquivo
Geral

Começa a Semana Nacional do Transito que discute a redução de mortes

Começou neste sábado,  e vai até o dia 27 deste mês, a Semana Nacional de Trânsito, com atividades de educação, conscientização e fiscalização nas ruas e estradas do país. Neste ano, o tema é ‘trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Baixar arquivo
Geral

Decreto permite a Anatel ampliar acesso a internet

Um decreto sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro dá poder para a Anatel firmar compromissos com as operadoras de telecomunicações que ampliem o acesso à internet, especialmente nas localidades com baixa ou nenhuma conectividade.

Baixar arquivo