logo Radioagência Nacional
Educação

Aulas 100% presenciais começam na rede estadual de São Paulo

Alunos ainda estão em sistema de rodízio em boa parte das unidades
Baixar
Nelson Lin* - Repórter da Rádio Nacional
18/10/2021 - 14:45
São Paulo

Nesta segunda-feira (18) começou a obrigatoriedade das aulas 100% presenciais nas escolas estaduais do estado de São Paulo. Mas ainda em sistema de rodízio de estudantes, na maioria das unidades escolares, uma vez que a distância de um metro entre carteiras permanece e apenas 24% das escolas aqui no estado teriam condições do retorno de 100% dos estudantes ao mesmo tempo.

Na Escola Estadual Cesar Martinez, na zona sul de SP, as aulas começaram cedo, às 7h. Todos os estudantes e professores com máscara e as salas de aula com espaçamento de uma carteira entre os estudantes.

A aluna Eduarda Santos Pereira, de 9 anos, falou que prefere muito mais estar na escola do que estudar em casa.

Essa é uma das etapas para o retorno às aulas presenciais com todos os estudantes, pois a partir de 3 de novembro deixará de existir a distância mínima de um metro. Nas escolas da prefeitura o distanciamento mínimo deixará de ser obrigatório na segunda-feira que vem (25).

A produtora Michelle Gomes falou que haverá reunião entre a diretoria e pais na escola de seu filho Malyk nesta terça onde haverá definição do retorno 100% presencial. Ela disse também que o menino tem gostado muito de ir na escola e que pretende ir todos os dias quando houver essa definição.

Mas para Thalita Pires, mãe e integrante do movimento Famílias pela Vida, não houve diálogo entre o estado e os pais a respeito do retorno obrigatório. Para o movimento, a pandemia não está controlada e lembrou ainda que houve aumento de internação de crianças com síndrome respiratória aguda grave este ano. Por isso, o movimento vai reivindicar junto à secretaria de educação que não seja obrigatório o retorno 100% presencial se houverem famílias que preferirem o sistema híbrido ou remoto. 

Lembrando que pelas regras atuais do governo do estado de São Paulo, só poderão permanecer em ensino remoto aqueles estudantes que apresentarem atestados médicos comprovando situação de risco 

* Com produção de Michelle Moreira.

x