Programa Include capacita estudantes para robótica e programação

Publicado em 20/10/2021 - 18:59 Por Igor Cardim* - Estagiário da Rádio nacional - Brasília

Impressoras 3D, óculos de realidade virtual e drones. Essas ferramentas já são conhecidas pelos 500 alunos de escolas públicas de baixa renda de Brasília que concluíram cursos na área de tecnologia e programação.

Eles participaram do programa Include. O projeto é promovido pelo Instituto Campus Party, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF. A ideia é facilitar o acesso a tecnologias para pessoas carentes, com a implementação de laboratórios.

Dentro do laboratório, os alunos de escolas públicas com idade entre 12 e 20 anos, aprendem gratuitamente: robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica.

No Distrito Federal são 13 unidades. A expectativa do GDF é que esse número seja ampliado e já no ano que vem todas as regiões administrativas contem com pelo menos um espaço.

Além do Distrito Federal, o projeto já conta com instalações em Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Bahia. E em fase final de implementação no Rio de Janeiro, Amazonas e Rio Grande do Sul.

O plano é construir até 10 mil laboratórios por todo Brasil para fomentar o interesse dos jovens pela tecnologia e torná-los aptos a entrar no mercado de trabalho.

*Com supervisão de Raquel Mariano.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Em 1955, Rosa Parks se recusa a ceder lugar no ônibus a homem branco

Por lei, em Montgomery, no Alabama, os negros tinham que ocupar os lugares da parte de trás nos transportes coletivos. Rosa Parks se negou a obedecer a ordem do motorista e permaneceu sentada no lugar que ocupava. Acabou presa.

Baixar arquivo
Economia

Inflação de produtos na saída das fábricas sobe 2,16% em outubro

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) mede a variação dos preços de produtos na “porta da fábrica”, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação. Vinte e duas registraram alta em outubro.

Baixar arquivo
Saúde

Rio recebe novas doses de vacina contra gripe e retoma imunização

Com a chegada das novas doses, a campanha foi retomada em alguns postos de saúde. A expectativa é que todos os pontos de vacinação já estejam com o imunizante a partir do início da tarde desta quarta-feira (1º).

Baixar arquivo
Saúde

Cidades da região metropolitana de Campinas cancelam carnaval de 2022

O principal motivo é o risco de um eventual agravamento da pandemia de covid-19 no início do ano que vem por causa de novas variantes do coronavírus. 

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operações contra fraudes previdenciárias no Rio

Na Operação Falsum Identitatis, agentes investigam grupo que falsificava documentos para conseguir benefícios indevidos; já a Operação Patronos apura possível participação de advogados e despachantes na obtenção de pensões fraudulentas no INSS.

Baixar arquivo
Economia

Inflação semanal medida pela FGV sobe 1,08% em novembro

Inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal  acumula alta de 9,89% nos últimos 12 meses. Em outubro, o indicador ficou em 0,77%.

Baixar arquivo