logo Radioagência Nacional
Educação

Rio: aulas presenciais sem rodízio em escolas públicas começam dia 18

Recomendação também vale para ensino particular
Baixar
Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional
08/10/2021 - 12:37
Rio de Janeiro
Escolas reabrem no Rio de Janeiro
© Reuters/Pilar Olivares/Direitos Reservados

O rodízio de alunos nas salas de aula das escolas da rede pública do município do Rio acaba no próximo dia 18 de outubro, quando começa a ser implementado o retorno pleno das aulas presenciais. Neste dia, estudantes da pré-escola, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e o 5º e 9º anos do Ensino Fundamental I terão que ir para a escola todos os dias. No dia 25 de outubro, as demais séries completam a mudança.

O secretário de Educação do município, Renan Ferreirinha, explicou que o retorno gradual dos 644 mil estudantes das 1.543 escolas da rede vai facilitar o fornecimento da merenda escolar, infraestrutura pedagógica e de materiais de higiene.

A recomendação para a volta de todos os alunos em sala de aula, diariamente, foi feita na terça-feira (5) desta semana pelo comitê científico da prefeitura. Vale também para as escolas particulares nos diferentes níveis de educação.

Os especialistas consideraram a melhora do cenário epidemiológico na capital, que tem redução na taxa de transmissão e de hospitalizações por covid-19 e o avanço da cobertura vacinal da população.

Mas o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação se manifestou contrário à recomendação. Alega que as escolas não têm ambientes com bastante ventilação natural, já que antes da pandemia as janelas foram adaptadas para receber ar condicionado e, com isso, a circulação de ar natural diminuiu.

A secretaria municipal de Educação justifica que todos os protocolos sanitários para evitar o contágio da covid-19 serão mantidos nas escolas, como o uso de máscaras, o distanciamento de um metro entre as mesas dos estudantes nas salas de aula e a disponibilidade do álcool em gel nas unidades.

x