Rio: aulas presenciais sem rodízio em escolas públicas começam dia 18

Recomendação também vale para ensino particular

Publicado em 08/10/2021 - 12:37 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O rodízio de alunos nas salas de aula das escolas da rede pública do município do Rio acaba no próximo dia 18 de outubro, quando começa a ser implementado o retorno pleno das aulas presenciais. Neste dia, estudantes da pré-escola, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e o 5º e 9º anos do Ensino Fundamental I terão que ir para a escola todos os dias. No dia 25 de outubro, as demais séries completam a mudança.

O secretário de Educação do município, Renan Ferreirinha, explicou que o retorno gradual dos 644 mil estudantes das 1.543 escolas da rede vai facilitar o fornecimento da merenda escolar, infraestrutura pedagógica e de materiais de higiene.

A recomendação para a volta de todos os alunos em sala de aula, diariamente, foi feita na terça-feira (5) desta semana pelo comitê científico da prefeitura. Vale também para as escolas particulares nos diferentes níveis de educação.

Os especialistas consideraram a melhora do cenário epidemiológico na capital, que tem redução na taxa de transmissão e de hospitalizações por covid-19 e o avanço da cobertura vacinal da população.

Mas o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação se manifestou contrário à recomendação. Alega que as escolas não têm ambientes com bastante ventilação natural, já que antes da pandemia as janelas foram adaptadas para receber ar condicionado e, com isso, a circulação de ar natural diminuiu.

A secretaria municipal de Educação justifica que todos os protocolos sanitários para evitar o contágio da covid-19 serão mantidos nas escolas, como o uso de máscaras, o distanciamento de um metro entre as mesas dos estudantes nas salas de aula e a disponibilidade do álcool em gel nas unidades.

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Educação

Começa prazo para pedido de reaplicação do Enem

Estudantes prejudicados por operação policial realizada no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, podem remarcar a prova. Prazo termina na sexta-feira, 3 de dezembro.

Baixar arquivo
Economia

Tradicional festa de fim de ano em Copacabana está mantida

Nesta segunda-feira, equipes da prefeitura se reuniram com o Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 para analisar a situação epidemiológica da capital e debater os critérios sanitários adotados para liberar as festas de fim de ano, como o Réveillon.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF realiza audiência para ouvir pescadores afetados por hidrelétrica

A ideia é apurar os impactos da construção da hidrelétrica de Belo Monte na atividade pesqueira no rio Xingu e verificar se as reparações aos atingidos estão acontecendo

Baixar arquivo
Justiça

Defesa de doutor Jairinho tenta reverter cassação do parlamentar

Jairinho e a namorada, mãe de Henry Borel, estão presos desde abril acusados de matar o menino de quatro anos em março deste ano.

Baixar arquivo
Geral

Chimpanzé Enos foi enviado ao espaço em 29 de novembro de 1961

Com cinco anos e meio, Enos embarcou na Mercury-Atlas 5 e se tornou o primeiro e único da espécie a fazer uma viagem na órbita terrestre. A missão funcionou como um teste antes do voo tripulado que levaria o primeiro astronauta norte-americano ao espaço.

Baixar arquivo
Economia

Inadimplência sobe em novembro e atinge o maior patamar do ano

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro mostra que mais de 26% das famílias relatam ter dívidas ou contas em atraso. Em outubro, percentual de endividados estava em 25,6%.

Baixar arquivo