RJ: Justiça determina volta à aula presencial em instituições federais

Publicado em 26/10/2021 - 17:45 Por Tatiana Alves* - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Justiça Federal no Rio de Janeiro determinou o retorno às aulas presenciais em instituições federais, do ensino básico ao superior, suspensas desde o ano passado devido à pandemia de covid-19. A liminar é do desembargador Marcelo Pereira da Silva, do Tribunal da 2ª Região.

A decisão alcança o Cefet- Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, o Colégio Pedro II, as Universidades Federais do Rio de Janeiro e Rural, assim como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Os alunos também deverão retornar às salas do Instituto Nacional de Educação de Surdos e da UniRio - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

A liminar veio em resposta a recurso do Ministério Público Federal contra uma decisão anterior. No recurso, o MPF alegou que o ensino remoto ofertado é de baixíssima qualidade, não acessível a todos os alunos, e não atende aos requisitos fixados pelo Conselho Nacional de Educação.

O MPF alega também que a situação sanitária no estado do Rio de Janeiro evoluiu de forma positiva, assim como a vacinação contra a covid-19. As estimativas apontam para uma evasão escolar que pode chegar a 80 mil estudantes no estado, 25 mil apenas na capital.

.As instituições de ensino têm 15 dias para apresentar resposta à Justiça.

A UFRJ, a Unirio e a Universidade Rural acionaram a Procuradoria Federal para recorrer da liminar, pedindo que seja mantida a decisão anterior que garante a autonomia das instituições para decidirem o retorno presencial das atividades. A UFRJ informou que a reitoria está apurando as consequências da medida.

A reportagem aguarda posicionamento das instituições federais de ensino básico, médio e técnico mencionadas na matéria.

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Bolsonaro participa de formatura de sargentos no Rio de Janeiro

O presidente da República Jair Bolsonaro foi à Escola de Sargentos de Logística, na vila militar no Rio de Janeiro, para acompanhar a formatura do Curso de Formação e Graduação de Sargentos.  Antes do evento, o presidente se reuniu com os formandos.

Baixar arquivo
Geral

Uberaba recebe projeto-piloto de conectividade 5G para o agronegócio

Uberaba é a quarta cidade que participa de testes da tecnologia 5G para a área rural: Rondonópolis, no Mato Grosso, Sorocaba, em São Paulo e, Londrina, no Paraná, também fazem parte do projeto-piloto.

Baixar arquivo
Saúde

Bahia exige comprovante de vacinação em serviços de atendimento

A medida, publicada no Diário Oficial , exige que cada pessoa no estado que precise dos serviços do SAC, Detran e SineBahia apresente o cartão de vacinação devidamente preenchido ou baixe o aplicativo ConecteSUS, onde é possível ter acesso a um certificado digital de imunização contra Covid-19.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Samba, conheça a história e ícones do samba da Bahia

Resultado de influências de povos africanos de diferentes regiões que vieram para o Brasil, o samba adquiriu várias vertentes: saiba mais sobre o chamado "samba da Bahia".

Baixar arquivo
Economia

Varejo paulista estima faturar R$ 91 bilhões em vendas em dezembro

São quatro bilhões a mais do que foi registrado em 2020; aumento deve vir por causa do pagamento do 13º salário e por conta da maior circulação de consumidores.

Baixar arquivo