MEC lança plataforma com dados de instituições públicas de ensino

Publicado em 24/11/2021 - 08:34 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Educação apresentou na tarde desta terça-feira (23) a nova edição da plataforma Nilo Peçanha, ferramenta que apresenta dados para o cálculo dos indicadores de gestão das atividades desenvolvidas pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, formada por 38 institutos federais, dois centros de educação tecnológica, o Colégio Pedro II e 22 escolas técnicas vinculadas às universidades.

A edição deste ano apresenta os dados em relação a 2020. É possível consultar na plataforma digital o número de matrículas e de servidores, além de indicadores de eficiência acadêmica e de cursos ofertados pela educação profissional e tecnológica no país.

As informações da plataforma mostram que houve um crescimento de 47% no número de matrículas em relação ao último ano, ultrapassando 1,5 milhão de estudantes na rede federal.

Segundo o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Tomás Dias Sant'Ana, esse avanço no número de matrículas se deu especialmente em cursos de qualificação profissional. 

Durante o evento de lançamento da nova edição da plataforma Nilo Peçanha, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, ressaltou o papel da ferramenta para orientar a gestão acadêmica, de finanças e de pessoas das instituições da rede federal.  

Já o Secretário Executivo Adjunto do MEC, José Barreto Júnior, apontou a importância dos cursos profissionalizantes destinados aos jovens carentes.

Para conhecer as informações e estatísticas publicadas na plataforma digital basta acessar plataformanilopecanha.mec.gov.br 

Edição: Raquel Mariano/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Política

PEC dos Precatórios é promulgada pelo Congresso Nacional

A proposta aprovada possibilita a mudança no cálculo do teto de gastos e abre um espaço de R$ 106 bilhões no Orçamento da União. Parte dos recursos deverá custear o Auxílio Brasil. 

Baixar arquivo
Saúde

Butantan vai doar 400 mil vacinas de gripe para o Rio de Janeiro

A cidade está com imunização parada há seis dias, por falta de vacinas, e teve 21 mil casos da doença diagnosticados nas últimas três semanas.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer diz que três doses de vacina podem neutralizar variante Ômicron

Estudo preliminar mostrou que duas doses podem não ser suficientes para proteger as pessoas contra a infecção pela nova variante. Ainda assim, as empresas afirmam que duas aplicação são capazes de proteger contra casos graves da doença.

Baixar arquivo
Economia

CNA projeta crescimento de 2,4% no PIB da agropecuária em 2022

A safra 2021/2022 deve chegar a 289 milhões de toneladas, volume 14% maior que a anterior; foram produzidas na safra 2020/2021 252 toneladas de grãos. 

Baixar arquivo
Saúde

Consórcio Nordeste pede cancelamento de festas de Ano Novo e carnaval

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu uma recomendação para que os estados não realizem as festas de Réveillon e o carnaval, uma vez que colocar milhões de pessoas nas ruas, em aglomerações, é assumir um risco.

Baixar arquivo
Internacional

Olaf Scholz é eleito novo chanceler da Alemanha

Aos 63 anos, o ex-ministro das Finanças de Angela Merkel se torna o nono chanceler da Alemanha no pós-guerra. Ele venceu a votação secreta por 395 votos do 736 deputados do plenário.

Baixar arquivo