CGU aponta irregularidades no gasto de recursos públicos pela UnB

Publicado em 06/01/2022 - 20:13 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Controladoria-Geral da União (CGU), identificou irregularidades no uso de verba pública destinada a projetos de educação na Universidade de Brasília (UnB).

Os problemas são referentes a um recurso no valor de R$ 90 milhões, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

As irregularidades identificadas pela CGU fazem parte de um relatório, que divide as falhas em quatro tipos. O primeiro é a destinação de verba para projetos genéricos, sem um objetivo claro — que é uma exigência do contrato celebrado entre a UnB e o Fundo. Outra questão apontada é o possível favorecimento indevido de bolsistas que receberam pagamentos sem comprovar a entrega de projetos.

A Controladoria também identificou um possível favorecimento na contratação de uma empresa recém-criada, sem justificativas técnicas. A quarta irregularidade se refere a falhas no acompanhamento dos projetos financiados.

O relatório da CGU sugere ainda uma série de medidas para corrigir os problemas, entre elas, a apuração do pagamento indevido a bolsistas que não entregaram seus projetos, para que esse dinheiro seja devolvido, além da apuração de responsabilidade sobre os casos.

Para o FNDE, a CGU recomendou a apuração dos processos de escolha dos projetos e de seleção dos bolsistas. A Controladoria também recomendou que o contrato de R$ 90 milhões entre o Fundo e a universidade seja suspenso.

Em nota, a Universidade de Brasília disse estar ciente das inconsistências apontadas no relatório da CGU, e indicou que está tomando as providências necessárias para atender às recomendações do órgão. A UnB disse, ainda, que está empregando esforços para se adequar às exigências do contrato com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Até o fechamento desta reportagem, o FNDE não havia se manifestado sobre o assunto.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo