Estados adiam volta às aulas presenciais devido ao aumento de casos

Publicado em 07/02/2022 - 15:47 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Nesta segunda-feira, muitas escolas estaduais e municipais começaram o dia com a volta dos estudantes em sala de aula, mas no decorrer da manhã várias instituições de ensino desistiram do retomo de forma presencial.

Escolas dos estados do Amazonas, Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba e Roraima tinham início das aulas previsto para esta segunda-feira, mas adiaram justamente pelo aumento de casos de covid.

Em outros locais, o calendário escolar só prevê o retorno no mês que vem, como Amapá, ou abril, caso do Acre.

Foram quase dois anos com aulas online ou no regime híbrido, que mistura atividades escolares no sistema remoto, em casa, com as presenciais na escola.

Mas, nesta segunda-feira, sete estados mantiveram o esquema e iniciaram o ano letivo com todos os alunos em sala, sem revezamento. São eles: Alagoas, Bahia, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Nestes locais, todos os cuidados estão sendo tomados para evitar a contaminação pelo vírus. Dentre os procedimentos que estão sendo seguidos, os principais são o uso obrigatório de máscara pelos estudantes e profissionais, álcool em gel, medição da temperatura de todos e distanciamento entre carteiras. Além disso, a recomendação é manter os ambientes bem ventilados, com as janelas e portas abertas sempre que possível.

Já em alguns estados, como São Paulo, Ceará, Amapá e Paraíba, só pode frequentar as aulas quem apresentar o comprovante de vacinação com esquema completo.

A Secretaria Municipal da Educação do Rio de Janeiro, por exemplo, decidiu que os alunos não imunizados poderão assistir as aulas, mas serão incentivados a se vacinarem. Quanto aos professores, serão verificados diariamente os sintomas no início do turno de trabalho. Quem apresentar febre ou outro sintoma respiratório deve ser afastado. Quanto aos alunos a orientação é, em caso de sintomas, serão ser isolados por 10 dias, mesmo se não conseguirem fazer o teste.

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo