Estados adiam volta às aulas presenciais devido ao aumento de casos

Publicado em 07/02/2022 - 15:47 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Nesta segunda-feira, muitas escolas estaduais e municipais começaram o dia com a volta dos estudantes em sala de aula, mas no decorrer da manhã várias instituições de ensino desistiram do retomo de forma presencial.

Escolas dos estados do Amazonas, Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba e Roraima tinham início das aulas previsto para esta segunda-feira, mas adiaram justamente pelo aumento de casos de covid.

Em outros locais, o calendário escolar só prevê o retorno no mês que vem, como Amapá, ou abril, caso do Acre.

Foram quase dois anos com aulas online ou no regime híbrido, que mistura atividades escolares no sistema remoto, em casa, com as presenciais na escola.

Mas, nesta segunda-feira, sete estados mantiveram o esquema e iniciaram o ano letivo com todos os alunos em sala, sem revezamento. São eles: Alagoas, Bahia, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Nestes locais, todos os cuidados estão sendo tomados para evitar a contaminação pelo vírus. Dentre os procedimentos que estão sendo seguidos, os principais são o uso obrigatório de máscara pelos estudantes e profissionais, álcool em gel, medição da temperatura de todos e distanciamento entre carteiras. Além disso, a recomendação é manter os ambientes bem ventilados, com as janelas e portas abertas sempre que possível.

Já em alguns estados, como São Paulo, Ceará, Amapá e Paraíba, só pode frequentar as aulas quem apresentar o comprovante de vacinação com esquema completo.

A Secretaria Municipal da Educação do Rio de Janeiro, por exemplo, decidiu que os alunos não imunizados poderão assistir as aulas, mas serão incentivados a se vacinarem. Quanto aos professores, serão verificados diariamente os sintomas no início do turno de trabalho. Quem apresentar febre ou outro sintoma respiratório deve ser afastado. Quanto aos alunos a orientação é, em caso de sintomas, serão ser isolados por 10 dias, mesmo se não conseguirem fazer o teste.

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos Estaduais entram na reta final

Confira como está a situação dos principais torneios pelo Brasil.

Baixar arquivo
Justiça

Uber pede ao STF que suspenda processos sobre vínculo trabalhista

Na petição encaminhada ao STF, o escritório que representa a empresa sustenta que a medida é necessária para aguardar o posicionamento final da Corte sobre o tema. Na semana passada, o STF reconheceu a chamada repercussão geral sobre o tema.

Baixar arquivo
Cultura

Lula participa da abertura da 4ª Conferência Nacional da Cultura

A iniciativa reúne as principais representações públicas culturais do país para discutir o Plano Nacional de Cultura dos próximos 10 anos. O evento ocorre entre os dias 4 e 8 de março, em Brasília.

Baixar arquivo
Segurança

Dois detentos fogem de penitenciária em Campo Grande

Foi a primeira fuga registrada no sistema penitenciário federal no Mato Grosso desde que ele foi criado, em 2006, para isolar lideranças de organizações criminosas e presos de alta periculosidade.

Baixar arquivo
Cultura

Conferência Nacional de Cultura retorna, valorizando a diversidade

A quarta Conferência Nacional de Cultura marca o retorno do Ministério da Cultura, extinto em 2019. A última conferência foi em 2013.

Esse evento é importante porque é um espaço de debate de políticas públicas de cultura.

Baixar arquivo
Política

Lula apresenta projeto que regula trabalho de motorista de aplicativo

O projeto só atinge motoristas que transportam passageiros por carro. Outras modalidades de entrega, com moto e bicicleta, não fazem parte do acordo.

Baixar arquivo