O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo realiza hoje uma fiscalização surpresa nas escolas públicas do estado, e até o meio dia, pouco mais de trezentas já tinham sido vistoriadas.
Em mais da metade delas, ou seja, em 53%, foram encontradas inadequações nos banheiros, como falta de assentos sanitários, ou de sabão para higienização.
Também foram encontradas irregularidades em 68% dos transportes escolares fiscalizados até o momento, tais como problemas na documentação do veículo ou do motorista ou até mesmo más condições dos bancos e assentos.
Essa fiscalização surpresa realizada por 502 agentes do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo segue até o fim tarde de hoje. A última fiscalização havia sido feita no ano passado para verificar as condições para o retorno das aulas no modo presencial.
Os agentes do TCE também fiscalizaram nesta quinta-feira a situação da merenda escolar e constataram até o momento que apenas 3% das escolas estavam estocando alimentos vencidos. Mas outros tipos de problemas foram encontrados, como por exemplo, a estocagem de grãos e cereais no chão, e a presença de carunchos dentro de alimentos não perecíveis, como o feijão.
Desde 2016, o TCE de São Paulo faz essas fiscalizações surpresa como forma de avaliar o bom uso dos recursos públicos nos serviços voltados à população. Após o término dessa vistoria, um relatório consolidado da situação das escolas será divulgado pelo TCE de São Paulo.