Japão oferece bolsas para estudantes de todos os níveis

Publicado em 13/05/2022 - 19:53 Por Igor Cardim* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Já imaginou estudar no Japão com tudo pago? É o que oferece o governo japonês estudantes e professores brasileiros. As datas de inscrições variam de acordo com a modalidade da bolsa de ensino desejada.

Quem está interessado em cursar pós-graduação, por exemplo, tem até 31 de maio para se inscrever. Esta bolsa é destinada para realização de pesquisas em universidades, podendo ingressar em mestrado ou doutorado no país, caso seja aprovado.

Para aqueles que querem fazer o ensino técnico, graduação ou profissionalizante, as inscrições ficam abertas entre os dias 1° e 24 de junho.

As bolsas ofertadas cobrem os custos com passagens aéreas, isenção de taxas escolares e ajuda de custo mensal, que varia de acordo com as modalidades.

Durante o primeiro ano na terra do sol nascente, os estudantes recebem um curso de língua japonesa gratuitamente. No caso de pós-graduação, são seis meses.

As inscrições são feitas na Embaixada do Japão, em Brasília, de forma gratuita, mas apenas para candidatos que moram no Distrito Federal, Tocantins ou Goiás.

Os interessados de outros estados devem procurar um consulado do Japão.

Os bolsistas vão começar seus estudos no Japão a partir de abril de 2023.

Lembrando que este intercâmbio de alunos ocorre desde a década de 50 e já capacitou mais de 242 mil estudantes de 160 países.

*Com supervisão de Jacson Segundo

Edição: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Economia

Congresso debate importância do petróleo na transição energética

A redução das emissões de carbono no setor de óleo e gás foi um dos assuntos abordados nesta quinta-feira no Congresso Mercado Global de Carbono – Descarbonização & Investimentos Verdes.

Baixar arquivo
Geral

Podcast Entrevista é Nacional: a luta contra o abuso sexual infantil

A campanha Maio Laranja é um incentivo ao combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil.  A presidente do Instituto Infância Protegida, Raquel Vieira de Andrade Oliveira, fala da importância de conscientizar toda sociedade para evitar situações que colocam as crianças em risco

Baixar arquivo
Justiça

Supremo decide manter a Lei Seca com tolerância zero

O Supremo Tribunal Federal decidiu, por 10 votos a um, manter a Lei Seca do jeito que está: com tolerância zero, fiscalização rigorosa e punições exemplares. A maioria dos ministros acompanhou o entendimento do relator e presidente do STF, Luiz Fux.

Baixar arquivo
Política

Corregedoria da Câmara de SP abre processo por racismo contra vereador

A relatora foi a vereadora Elaine Mineiro, do PSOL, que recomendou a cassação de Camilo Cristófaro, sem partido.

Baixar arquivo
Geral

SP: Polícia Civil analisa novas imagens de ônibus de dupla sertaneja

No último dia 7 de maio, o ônibus tombou e matou 6 pessoas, entre elas o do cantor Aleksandro, que fazia dupla com Conrado, na altura da cidade de Miracatu, no interior de São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

Ministério da Economia prevê inflação de 7,9% para 2022

A Secretaria de Política Econômica justificou que o aumento dos preços dos alimentos, dos combustíveis e dos serviços fez a equipe do governo revisar para cima a previsão do IPCA para 2022.

Baixar arquivo