MP estima carência de 7 mil professores na rede estadual do RJ

Publicado em 17/05/2022 - 15:41 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro vai apurar a falta de professores e de profissionais de apoio na rede de ensino. Segundo o MP, estima-se uma carência de pelo menos 7 mil professores na rede estadual.

A Promotoria de Justiça vai trabalhar em informações apresentadas durante reunião realizada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio, no último dia 10, com a presença de representantes da Secretaria de Educação.Uma das informações é que haveria um cadastro de reserva com mais de 9 mil aprovados em concursos realizados e homologados antes da entrada do Estado no Novo Regime de Recuperação Fiscal.

Entre as medidas que serão apuradas, estão as providências administrativas para a manutenção da oferta do ensino e a continuidade do serviço público educacional; a eventual validade dos concursos públicos realizados nos anos de 2013 e 2014; e a razão do não suprimento dos cargos vagos de docentes.

O Ministério Público concedeu 10 dias para que a Secretaria Estadual de Educação e a Casa Civil se manifestem.

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação informa que recebeu a notificação do Ministério Público sobre a instauração do inquérito civil que apura a carência de professores na rede estadual e que vai se manifestar oficialmente dentro do prazo estipulado pela instituição.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo