logo Radioagência Nacional
Educação

MP estima carência de 7 mil professores na rede estadual do RJ

Baixar
Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional
17/05/2022 - 15:41
Rio de Janeiro

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro vai apurar a falta de professores e de profissionais de apoio na rede de ensino. Segundo o MP, estima-se uma carência de pelo menos 7 mil professores na rede estadual.

A Promotoria de Justiça vai trabalhar em informações apresentadas durante reunião realizada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio, no último dia 10, com a presença de representantes da Secretaria de Educação.Uma das informações é que haveria um cadastro de reserva com mais de 9 mil aprovados em concursos realizados e homologados antes da entrada do Estado no Novo Regime de Recuperação Fiscal.

Entre as medidas que serão apuradas, estão as providências administrativas para a manutenção da oferta do ensino e a continuidade do serviço público educacional; a eventual validade dos concursos públicos realizados nos anos de 2013 e 2014; e a razão do não suprimento dos cargos vagos de docentes.

O Ministério Público concedeu 10 dias para que a Secretaria Estadual de Educação e a Casa Civil se manifestem.

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação informa que recebeu a notificação do Ministério Público sobre a instauração do inquérito civil que apura a carência de professores na rede estadual e que vai se manifestar oficialmente dentro do prazo estipulado pela instituição.

x