O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, divulgou nesta quinta-feira o resultado das solicitações de atendimento especializado ou tratamento por nome social no Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos de 2022.
As Secretarias de Educação e os Institutos Federais utilizam o Encceja para certificar a conclusão dos estudos de pessoas que estão fora do ensino regular.
No caso do ensino fundamental, é obrigatório ter, no mínimo, 15 anos de idade e para o ensino médio, 18 anos.
A prova consiste em questões ligadas a competências, habilidades e saberes adquiridos dentro da escola e também, fora dela.
O exame é realizado pelo Inep desde 2002 e serve de parâmetro para políticas de melhoria da qualidade na educação de jovens e adultos, e fornece indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.
Para conferir o status da solicitação, os inscritos devem possuir login e senha na plataforma Gov.BR. Em caso de solicitação negada, o pedido de recurso pode ser feito até o dia 14 de junho. Neste caso, o resultado será divulgado no dia 17 de junho.
As provas do Encceja serão aplicadas no dia 28 de agosto.
*Com supervisão de Bianca Paiva