Vestibular de 2023 da USP terá novo critério de classificação

Publicado em 01/07/2022 - 21:32 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O vestibular de 2023 da USP vai ter um novo critério de classificação. Todos os candidatos, incluindo alunos cotistas, vão disputar primeiro as vagas de Ampla Concorrência.

Os candidatos que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas vão poder concorrer às vagas destinadas a alunos de Escolas Públicas e os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que também cursaram o Ensino Médio em escolas públicas, ainda podem disputar as vagas destinadas às cotas raciais, as chamadas PPI.

Para o pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Neira, as novas regras vão garantir maior diversidade.

Até edição passada, os candidatos concorriam exclusivamente às vagas para a modalidade em que se inscreveram: Ampla Concorrência, vagas de Escolas Públicas ou PPI.

Outra mudança é que a partir do próximo exame, uma comissão formada por docentes, funcionários e estudantes vai fiscalizar a autodeclaração dos candidatos pretos, pardos e indígenas. O pró reitor explicou que todos os candidatos serão fotografados e se for necessário ele será chamado para tirar dúvidas.

Desde que o sistema de cotas foi adotado, em 2017, foram recebidas mais de 200 denúncias. Mas apenas sete casos de fraude foram confirmados. A expectativa é de que além de acabar com as fraudes, a comissão ajude a reduzir as falsas denúncias.

A USP vai oferecer mais de 11 mil vagas no vestibular do ano que vem. As mudanças valem para as 8.230 vagas oferecidas pelo vestibular da Fuvest. Os critérios de seleção das 2.900 vagas ofertadas pelo SISU, o Sistema de Seleção Unificada, não vão ser alterados. Essas vagas são disputadas pelos candidatos que fizerem o Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio

Outra mudança é que, a partir de 2023, os candidatos vão ser obrigados a apresentar o comprovante de vacinas com o esquema de imunização completo contra covid, incluindo doses de reforço.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

Infraestrutura MG vence leilão de concessão de 627 Km em Minas Gerais

O grupo venceu a disputa oferecendo um desconto de 0,1% sobre o valor de pedágio nas estradas concedidas. Os trechos leiloados estão localizados na região do Triângulo Mineiro.

Baixar arquivo
Segurança

"Dia D" de combate à violência contra mulher cumpre 38 mandados no RJ

Ação marca os 16 anos da Lei Maria da Penha e teve o objetivo de combater crime de perseguição e violência psicológica, além de reforçar a importância das mulheres estarem alertas a outros tipos de crimes, que antecedem o feminicídio.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Anvisa restringe uso do agrotóxico carbendazin aos estoques existentes

A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária concluiu a reavaliação desse ingrediente utilizado no tratamento de sementes de arroz, feijão, milho e também em folhas de algumas lavoura.

Baixar arquivo
Política

Presidente se reúne com representantes de bancos na sede da Febraban

Os ministros Paulo Guedes, da Economia, e Ciro Nogueira, da Casa Civil também participaram do almoço nesta segunda-feira (08), em São Paulo. 

Baixar arquivo
Geral

Após pandemia, Rio cria o Dia do Reencontro com ponto facultativo

A transformação do dia 02 de setembro em data especial considera que a flexibilização possibilitou a retomada das atividades na cidade, inclusive com a realização de grandes eventos.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Rio de Janeiro registra baixa procura por doses de reforço

Após a liberação da segunda dose de reforço contra a covid-19 para toda a população adulta da cidade do Rio, menos de um terço deste público compareceu aos postos de saúde para receber a imunização.

Baixar arquivo