Crianças pobres aprenderam metade do esperado durante pandemia
Crianças pobres aprenderam quase a metade do que seria esperado durante o ensino remoto na pandemia de covid-19. É o que aponta um estudo coordenado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já as crianças com perfil socioeconômico mais alto aprenderam em média 75% do esperado.
A pesquisa observou 671 crianças de 5 a 6 anos de idade, matriculadas em 21 escolas privadas e também conveniadas com a rede pública na cidade do Rio de Janeiro. Foi medido o aprendizado delas em uma comparação com os anos letivos de 2019 e 2020. Os pais também responderam a questionários.
Um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo, Tiago Bartholo, destacou que a desigualdade revelada na pesquisa é importante e demanda urgência de ações por parte dos gestores públicos.
De acordo com a pesquisa, crianças que fizeram o segundo ano da pré-escola de forma remota em 2020 aprenderam 66% do que era esperado em linguagem e 64% em matemática na comparação com o aprendizado infantil em 2019.
Ainda há outro problema: a evasão escolar. Segundo Tiago Bartholo, dados do Censo Escolar mostram que as crianças pequenas foram as que tiveram a maior queda na taxa de matrícula.
O pesquisador apontou como fundamental garantir que os pequenos retornem para a escola por meio da busca ativa, e que é preciso implementar bons programas de recomposição do aprendizado.
A pandemia de covid-19 começou em março de 2020 no Brasil, e a maioria das escolas públicas permaneceu fechada durante quase todo o ano letivo, reabrindo lentamente em 2021.
O estudo, que contou também com a participação de pesquisadores da Durham University, do Reino Unido, foi publicado nesta sexta-feira, na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação.