![Rovena Rosa/Agência Brasil Médicos fazem treinamento no hospital de campanha para tratamento de covid-19 do Complexo Esportivo do Ibirapuera.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O prazo de inscrição do processo seletivo para ser bolsista do Programa Médicos pelo Brasil termina na próxima segunda-feira. Os interessados devem entrar na página no Instituto Americano de Desenvolvimento que é www.iades.com.br.
São oferecidas 2.500 vagas, a maioria para médico bolsista e a minoria para tutores, que já teve as inscrições encerradas no dia 3 de outubro. Os salários variam de R$18 mil a quase R$23 mil reais, incluindo gratificações.
As provas para o cargo de médico tutor serão aplicadas no próximo domingo. Já para bolsistas, elas vão ocorrer de forma on-line, em 16 de outubro, no período da tarde, com duração de 3 horas e meia. Serão avaliados conhecimentos gerais que incluem língua portuguesa e conhecimentos do SUS. E também específicos com 50 questões que valem 100 pontos.
Ao longo dos dois primeiros anos no programa, os profissionais contratados como bolsistas atuam na assistência e realizam curso de especialização em medicina de família e comunidade para o desenvolvimento de competências. Já aqueles que ingressam como tutores, com especialidade em medicina de família, comunidade ou clínica médica, são contratados via CLT.
O programa Médicos pelo Brasil é uma política pública do Ministério da Saúde que tem o objetivo de levar assistência médica de qualidade às pessoas que vivem em regiões de difícil acesso e alta vulnerabilidade.
![Reprodução Google Maps Um palacete, localizado na região central de São Luís, será transformado em polo cultural e turístico da capital do do Maranhão](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 13/04/2024 – População participa do dia D de vacinação contra a gripe, na Praça Afonso Pena, na Tijuca, zona norte da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Orhan Qereman/ Proibido Reprodução Síria,7/12/2024. Membros das Forças Democráticas Sírias (SDF) lideradas pelos curdos gesticulam em Deir al-Zor, depois que a aliança apoiada pelos EUA liderada por combatentes curdos sírios capturou Deir el-Zor, o principal ponto de apoio do governo no vasto deserto, segundo fontes sírias, em Síria, 7 de dezembro de 2024. REUTERS/Orhan Qereman](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)